Pastorais Paroquiais

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

“A Pastoral da Comunicação é uma pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Esta é uma pastoral que está a serviço da ação evangelizadora da Igreja de maneira transversal”. (Pascom Brasil).

PASTORAL DA CRIANÇA

“A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o ‘desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político’”. (Pastoral da Criança).

PASTORAL FAMILIAR

“A Pastoral Familiar abraça a família em todos os seus aspectos. Pretende atingir todos os seus integrantes, nas diferentes idades e diversas situações. Dirige- se a todos os tipos de família: bem constituídas, irregulares e também os casos especiais e difíceis. A todas, quaisquer que sejam a realidade e as circunstâncias, a Igreja, através da Pastoral Familiar, deseja levar palavra de apoio, orientação, conversão, sempre animada e impulsionada pelo espírito do Bom Pastor.” (Estudos da CNBB 65 n° 7).

PASTORAL DO DÍZIMO

“A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito a sua colaboração, em sintonia com a pastoral de conjunto na Igreja particular”. (Pastoral do Dízimo Regional Sul 2)

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

“O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Rezar por estas intenções abre-nos os olhos e o coração à dimensão do mundo, fazendo nossas as alegrias e esperanças, as dores e os sofrimentos de todos os nossos irmãos e irmãs”. (Apostolado da Oração Brasil)

PASTORAL DA MÚSICA

A Pastoral da Música tem por função auxiliar e impulsionar a comunidade a melhor participar das celebrações, retiros e demais eventos da Igreja, por meio da disponibilização de seus dons musicais, seja no canto ou a tocar instrumentos musicais. É um pilar desta pastoral a observação à Liturgia, na escolha de cantos adequados aos momentos das celebrações, tempos litúrgicos e demais motivações litúrgicas.

PASTORAL DOS VICENTINOS

A Pastoral ou Conferência dos Vicentinos é proveniente da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) - uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Em seu trabalho caritativo, os Vicentinos auxiliam famílias necessitadas por meio de doações recebidas de roupas, calçados, alimentos, móveis, cadeiras de rodas, brinquedos, itens de higiene pessoal ou contribuições financeiras.

LEGIÃO DE MARIA

A Legião de Maria é um movimento que realiza trabalhos espirituais e de evangelização. Destina-se a divulgar a devoção a Nossa Senhora e realiza momentos de partilha, oração e discussão de temas referentes à religião e à fé.

PASTORAL DE CATEQUESE

A catequese é um dos meios pelos quais Deus continua hoje a se manifestar às pessoas. Ela atualiza a Revelação acontecida no passado. O catequista experimenta a Palavra de Deus, à medida que, servindo-se da Sagrada Escritura e dos ensinamentos da Igreja, vivendo e testemunhando sua fé na comunidade e no mundo, transmite para seus irmãos essa experiência de Deus. Atua como formador para se obter o sacramento da Primeira Eucaristia e Crisma, além de Pré-catequese e Perseverança.

PASTORAL VOCACIONAL

O Serviço de Animação Vocacional é a ampla ação de toda Igreja que visa ajudar os jovens a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um e a orientar o cristão na sua opção vocacional cristã, apostólica, mediante a fé adulta, de tal modo que expresse seu serviço ministerial dentro das atividades da Igreja.

PASTORAIS SOCIAIS

A missão da pastoral social se coloca nas fronteiras da evangelização, no mundo dos pobres e marginalizados. Trata-se de proclamar a Boa Nova do Evangelho entre os mais pobres, através de uma presença, de um alerta, de uma ação social e de uma articulação-parceria.

PASTORAL DOS ENFERMOS

A Pastoral dos enfermos tem por missão visitar periodicamente os doentes da comunidade e acompanhar suas famílias, estabelecendo um contato entre o enfermo e sua família com a Paróquia.

PASTORAL DAS EXÉQUIAS

A missão da Pastoral das Exéquias é ser Igreja presente nos momentos de fragilização de todos aqueles que se despedem de seus entes queridos falecidos, levando conforto, oração e o sentido teológico da morte e da oração pelos mortos.

PASTORAL DOS MINISTROS

A Pastoral dos ministros tem por ponto central o auxílio nas celebrações litúrgicas e no acompanhamento das visitas de outras pastorais a aqueles que necessitam e têm condições de receber a Eucaristia.

EQUIPE DE FESTAS

A Equipe de Festas atua na organização, arrecadação de doações, visitas a possíveis doadores, mobilização e coordenação com outras pastorais na execução de eventos e festas da Paróquia.

COOPERADORES SALESIANOS

Movimento integrante da Família Salesiana e instituído por Dom Bosco, os Cooperadores Salesianos são leigos que atuam na comunidade em diversos serviços que sejam necessários para atender às necessidades da Paróquia. Sobretudo, têm por missão observar, levar e preservar o carisma salesiano de Dom Bosco em todas as suas ações na comunidade.

ADMA

A Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) foi fundada por São João Bosco e tem por missão promover a devoção à Nossa Senhora com o título de Auxiliadora dos Cristãos. Tem por compromisso a contribuição com a autenticidade cristã no próprio ambiente e a promoção de iniciativas locais em honra a Nossa Senhora Auxiliadora.

PASTORAL DOS ACÓLITOS E COROINHAS

A Pastoral dos Acólitos e coroinhas é a responsável por auxiliar o presidente da celebração nos serviços do altar das celebrações litúrgicas. Tem por missão difundir o amor à Cristo na Eucaristia.

PASTORAL DE LITURGIA

A Pastoral de Liturgia atua na organização da comunidade visando a formação litúrgica e no auxílio durante as celebrações, por meio da proclamação das leituras que as compõem, organização das leituras de acordo com a liturgia da Igreja e demais atividades de auxílio à Paróquia.

PASTORAL DA ACOLHIDA

A Pastoral da Acolhida tem por missão promover o bem estar e a recepção dos fiéis no início das celebrações e eventos da Paróquia, desenvolvendo e fortalecendo o acolhimento humano de modo fraterno e caridoso. Além disso, contribuir com a acolhida de novos membros da comunidade e o auxílio em âmbito além das atividades da comunidade.


PASTORAL DA SAÚDE

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde"