No último sábado, dia 5, representantes das 35 pastorais da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas se reuniram para a 1ª Assembleia Paroquial de 2022. O encontro tem como objetivo unir os representantes de pastorais para apresentar as ações que a paróquia irá desenvolver no ano, e também é uma oportunidade de formação e convívio em comunidade.
Iniciando com a missa, que contou com a liturgia em total sinergia com o propósito do encontro, quando na primeira leitura, a mensagem apresentada no Livro do Reis (1RS 3, 9) dizia “Dá, pois, a teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar esse teu povo tão numeroso?”.
O Pároco, Padre Alexandre Luís de Oliveira, pode compartilhar a reflexão do quanto a humildade dessa passagem é importante para todos os presentes – que de certa forma, exercem funções de lideranças na comunidade paroquial.
Padre Alexandre também não deixou de ressaltar a importância do encontro, associando à mensagem do evangelho que dizia: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Mc 6, 31). “Momentos como este também servem de descanso, todos merecemos um tempo de qualidade com Deus, não somos máquinas e ainda que as fossemos, teríamos um tempo de vida útil, por isso, dias como hoje servem para sairmos da agitação das atividades paroquias e nos ajudar na busca de um coração compreensível para o dia a dia de comunidade”, disse em sua homilia especial para a comunidade paroquial ali presente.
Formação
Após a abertura espiritual com a Santa Missa, os presentes puderam ouvir o especialista em comunicação católica e coordenador de redes e mídias da TV Século 21, o jornalista Fabiano Fachini, que apresentou a importância da comunicação no processo de evangelização e de forma prática, clara e acessível a todos, contou como as redes sociais e a tecnologia são importantes aliados nessa busca. “Mais do que usar as redes sociais, é preciso saber ‘como estar’ nas redes, qual o seu posicionamento e objetivo que se almeja”, ressalta Fachini. Ele deu exemplos práticos de ações que podem ser utilizadas na comunicação, principalmente relacionada ao dízimo e aos testemunhos. “Humanizar e trazer a originalidade de cada pastoral para as redes sociais é o segredo de uma boa comunicação com evangelização”, completa.
Estreia do Reitor Mor
Como parte da programação do encontro, o Vigário Paroquial, Padre Tegam, apresentou o vídeo da estreia do Reitor-Mor e reforçou a mensagem de São Francisco de Sales: “Fazei tudo por amor, nada por força”.
Encerramento
Recém chegado à paróquia, o novo Vigário Paroquial, Padre Denis, também pode falar aos presentes e deixar a importante mensagem da unidade e do senso de pertença à paróquia.
O Padre reforçou o exemplo de Jesus enquanto líder, “um bom líder sabe delegar, compartilhar e ser exemplo e não deixa tudo sob sua posse ou comando”, disse. Para tornar o momento mais leve, o padre fez uma dinâmica musical com o seguinte verso:
Indo e vindo
Trevas e Luz
Tudo é graça
Deus nos conduz.
Texto: Priscilla Fidalgo – PASCOM Nossa Senhora Auxiliadora Campinas
Foto: Ana Corazza – PASCOM Nossa Senhora Auxiliadora Campinas