Como organização que preza pelo bem-estar da família, os educadores do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco do Alto da Lapa, São Paulo, colocaram em discussão um tema que não pode ser ignorado. Em virtude do grande índice de jovens com depressão, iniciados na automutilação e, em casos extremos, tentativas de suicídio, muitos com êxito, foi realizado reunião sociofamiliar com a participação padre Lício Vale, especialista em suicídio na adolescência.
O encontro aconteceu no dia 20 de setembro e, num bate-papo franco e aberto com os pais, foram abordados temas relevantes. “Esse momento foi rico, pois tivemos a oportunidade de quebrar diversos tabus”, comenta Jonas de Camargo, assistente de coordenação do Centro Profissionalizante.
O palestrante desmitificou e explicou os conceitos de depressão, automutilação, bullying e suicídio, o motivo pelo qual essas práticas acontecem e o papel da família no meio de todo esse contexto. Durante a apresentação, padre Lício ressaltou três atitudes importantes que devem ser tomadas ante um caso de depressão: não julgar, acompanhar e procurar ajuda. “Atitudes como banalizar o que o adolescente está sentindo e agir como se fosse “frescura” da parte dele só fortalece o momento ruim que o jovem está vivendo”, enfatiza o especialista.
A Rádio Dom também abordou o tema no programa Itinerários Juvenis. Para ouvir clique aqui.
Vanusa Santos – Paradigma Assessoria de Comunicação