No último sábado, dia 18 de janeiro, na Paróquia Sagrada Família, na cidade de São José dos Campos, foi realizado mais um momento de celebração eucarística de Profissão Perpétua, em que os salesianos se dispõem inteiramente à vida religiosa consagrada.
Os neoprofessos Paulo Sérgio da Silva Filho, acompanhado de seus pais, e Leonardo da Silva Rodrigues, acompanhado de sua mãe e irmã, entraram de mãos dadas na Paróquia Sagrada Família, em missa presidida pelo Inspetor Salesiano, Padre Alexandre Luís de Oliveira. A celebração reuniu ainda demais familiares e amigos dos neoprofessos, seus irmãos salesianos e representantes dos grupos juvenis da Inspetoria Salesiana de São Paulo.
Encorajamento e entrega
O Padre Alexandre transmitiu uma mensagem de inspiração e profundo chamado vocacional durante a realização da homilia, destacando em sua mensagem a missão do consagrado salesiano e encorajando uma entrega total aos novos professos:
“O Consagrado Salesiano é chamado a ser um sinal do amor de Deus entre os jovens e para os jovens. Isso se dá através da entrega sem reservas a uma vida no Espírito, em profunda comunhão com Deus e na busca sincera pela fraternidade inspetorial.”
Além disso, o Padre Alexandre ressaltou a contradição entre as ilusões de liberdade propagadas pela sociedade e a verdadeira liberdade que somente Deus pode oferecer:
“Ser de Deus tornou-se um dos maiores imperativos do nosso tempo. Para esse mundo descrente, que aposta tudo em quase nada, ter Deus na vida significa ser escravo, estranho. Mas o testemunho desta solene manhã atesta o contrário. Deus não é um peso, nem muito menos tira a nossa liberdade. Deus não nos oprime; somente Deus é capaz de nos proporcionar a verdadeira liberdade e a segurança interior.”
Sementes de São Paulo e São José dos Campos
O salesiano Leonardo Rodrigues é filho de Rosileide e Wilson e irmão mais velho de Giovana e Lívia (em memória). Ele teve suas primeiras experiências de fé na Capela Dom Bosco, no bairro da Moóca, e por meio do oratório e do serviço ao altar, encantou-se pelo carisma salesiano. Em 2012, durante uma Semana Missionária, sentiu seu chamado à vida religiosa.
Já Paulo Sérgio, filho de Hilda e Paulo e irmão mais velho de Victória (em memória), foi ex-aluno das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), no Instituto São José, dirigido à época pela Irmã Lúcia, que estava presente na celebração. Lá, ele conheceu a figura de Dom Bosco e aprofundou-se no carisma salesiano. Em sua paróquia de origem – a Paróquia Espírito Santo, que tinha como pároco o Padre Luís Fernando Soares, atualmente pároco da Catedral São Dimas, também presente na celebração -, Paulo Sérgio foi catequista de crisma, coroinha, acólito, cerimoniário e colaborador na PASCOM, na rádio e na revista Pés de Cristo. Em 2013, após a Jornada Mundial da Juventude, sentiu seu chamado à vida religiosa.Irmã Valentina fez a leitura do acreditar de Paulo Sérgio, que deseja fazer de seu projeto de vida a união constante com Jesus.
Caminho entre os Jovens
A profissão perpétua foi marcada pelo lema de consagração de ambos: “E eles o reconheceram” (Lc 24, 31). Como salesianos professos, eles optaram, a exemplo dos discípulos de Emaús, por buscar uma maior radicalidade no seguimento ao Senhor.
Leonardo Rodrigues e Paulo Sérgio realizaram a sua formação passando pelas comunidades de Pindamonhangaba, São Carlos e Curitiba. Após o pós-noviciado em Lorena, fizeram seu tirocínio nas presenças de Sorocaba, Bom Retiro, São Carlos e Pindamonhangaba.
Em agradecimento final em nome dos dois novos professos, Paulo Sérgio menciona que:
“Família é o primeiro berço de todas as vocações. Se hoje estamos dizendo ‘sim’, como salesianos perpétuos, é porque temos, antes de tudo, um berço que nos ensinou a amar.”
Texto: Comunicação da Inspetoria Salesiana de São Paulo | Fotos: Frederico Battistelli