Entre os dias 11 e 19 de janeiro, a Paróquia São João Bosco, em Itajaí (SC), foi palco de uma importante ação missionária promovida pelo GIAM – Grupo Interinspetorial de Animação Missionária. O evento reuniu 11 jovens, representantes das Inspetorias Salesianas do Brasil, incluindo Vitória Alcantara Santos Costa e Denis Alves da Silva, que tiveram a honra de representar a Inspetoria Salesiana de São Paulo, além de dois Delegados de Animação Missionária, Padre Wellington Batista de Abreu e Padre Edvaldo Nogueira da Silva.
Durante a semana, os jovens missionários realizaram visitas a cerca de 200 famílias da comunidade local, levando mensagens de fé, esperança e solidariedade. Também organizaram oratórios festivos, que reuniram mais de 100 crianças para momentos de brincadeiras, jogos e espiritualidade.
Com uma experiência de participação em 9 missões, Vitória Alcantara, atua de forma ativa na Paróquia São João Bosco, localizada na presença do Alto da Lapa. Já Denis Alves possui uma trajetória de 11 anos no Grupo de Animação Missionária (GAM), destacando-se na presença Salesiana do Bom Retiro, onde iniciou a sua trajetória missionária.
“O GIAM foi uma oportunidade transformadora de mergulhar em águas mais profundas na minha caminhada missionária. Após tantos anos, senti a necessidade de renovar e aprofundar minha espiritualidade, e foi nessa experiência rica em vivências e oração que me permiti ser inundada pelo carisma salesiano, fortalecendo ainda mais meu compromisso com a juventude”. Vitória Alcantara Santos Costa
“Essa foi uma das melhores experiências missionária que tive o privilégio de viver e nunca imaginei mergulhar tão fundo em minha espiritualidade. Esse foi o projeto de vida que sempre sonhei realizar. Sou grato a Inspetoria Salesiana de SãoPaulo por essa oportunidade.”. Denis Alves da Silva
A iniciativa foi importante não apenas pela união de jovens de diferentes inspetorias do Brasil, mas também pela celebração dos 150 anos do envio da Primeira Expedição Missionária Salesiana. Em sintonia com o tema comemorativo da Congregação — “agradecer, repensar e relançar” —, os participantes refletiram sobre a história e os desafios da missão salesiana, mantendo vivo o legado de Dom Bosco.
A Inspetoria de São Paulo se orgulha de ter sido representada por jovens tão engajados e inspiradores, reafirmando o compromisso com a evangelização e a transformação social.
Texto: Luis Guilherme da Silva – Comunicação da Inspetoria Salesiana de São Paulo, em colaboração com a Vitória Alcantara Santos Costa e Denis Alves da Silva
Fotos: Vitória Alcantara Santos Costa