A Secretaria de Planificação e Desenvolvimento (SPD) constitui-se num elemento de assessoria para a Inspetoria. Ela deve caminhar em sinergia com as “estruturas de animação e governo na Província, de modo que todos possam trabalhar, juntos, na realização da mesma Visão e da mesma Missão”.
Ela deve tornar-se elemento de “coordenação e sinergia ao serviço dos vários aspectos do apostolado de uma Inspetoria, sem que se neutralizem, ao mesmo tempo, os distintos encargos necessários ao seu bom e dinâmico funcionamento”.
Outrossim, entre os elementos que se pretendem através da Secretaria, segundo o Relatório do Seminário realizado em Roma, no ano de 2005, seria criar uma nova mentalidade no que toca a ligação entre desenvolvimento humano e evangelização, para que se possa contribuir com o objetivo da realização da visão salesiana de desenvolvimento humano integral.
Objetivos
1 – Contribuir com a criação de uma nova mentalidade no que toca à ligação entre desenvolvimento humano e evangelização
2 – Ajudar a promover a coordenação e a sinergia entre os vários órgãos que operam numa Província nas atividades de Pastoral Juvenil, Vocacional, Missionária e no desenvolvimento econômico e nas iniciativas de angariação de fundos.
3 – Ser instrumento de crescimento integral e de desenvolvimento das atividades.
4 – Contribuir para a promoção da eficiência apostólica da Inspetoria.