O Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul deu início no sábado, 21 de março, a 11ª edição do Curso de Gestão e Educação Ambiental. Cerca de 26 alunos, entre engenheiros, geógrafos, publicitários e jornalistas presenciaram a aula inaugural no prédio do UNISAL – Centro Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena.
O Diretor Operacional do UNISAL, Prof. Dr. Fábio Garcia dos Reis, recepcionou os novos estudantes e falou sobre a importância da integração da instituição na atual discussão nacional, a crise hídrica.
A iniciativa do CBH é encabeçada pelo químico Duva Brunelli e conta com a ajuda de profissionais voluntários.
Em mais de uma década de projeto foram capacitados 330 novos gestores. “A intenção é formar guardiões de diferentes profissões no mercado para que eles possam ajudar-nos a traduzir a complexidade que é a natureza,” afirmou o Duva.
Os alunos assistiram a uma palestra com a Engenheira Ambiental da AGEVAP, Agência da Bacia do Paraíba do Sul, que administra todos os comitês gestores do Rio, Juliana Gonçalves Fernandes. Ela falou sobre as formas de criação e apresentação de projetos para o uso consciente da principal fonte de recurso da população do Vale.
No período da tarde, foi realizada uma visita à fazenda Antiga Fazenda da Conceição, no bairro Ponte Nova, em Lorena. O agrônomo João Marcelino detalhou como o processo de Agroecologia torna o local sustentável.
O curso, totalmente gratuito, tem duração de um ano e a cada mês será realizado em uma cidade diferente do Vale.
Comunicação e Marketing – UNISAL