Os alunos do 4º ano do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, discutiram as semelhanças e diferenças dos termos monumentos, estátuas e escultura em uma aula em parceria com o Museu da Obra Salesiana no Brasil. As aulas aconteceram entre os dias 6 e 7 de maio no pátio do colégio diante da estátua de Dom Bosco, aproveitando o ano do bicentenário de seu nascimento.
Ao estudar sobre monumentos no livro de história, muitos questionamentos surgem: as estátuas de museu são monumentos? Existem monumentos em lugares privados? A proposta do MOSB é ensinar aos alunos como encontrar essas respostas.
Foi uma aula multidisciplinar em que diversas áreas puderam ser abordadas, além da própria história. Os alunos tiveram contato com a história da arte por meio de fotografias de estátuas e monumentos de diversas épocas; com o português quando se abriu a discussão sobre o que é o concreto e o que é o abstrato; e até o equilíbrio entre a sexualidade e a arte, já que muitas das obras de arte representam corpos nus.
A cada vez mais fica explícito o aproveitamento do estudante quando em contato com a matéria estudada de forma prática. A parceria entre museu e colégio, que já está em seu segundo ano, só teve frutos positivos para ambos: o museu consegue cumprir o seu papel social como agente fomentador de conhecimentos e questionamentos e os alunos além de poderem absorver conhecimento dentro de uma educação não-formal se divertem e aprendem de modo descontraído.
Equipe MOSB