Os alunos da 1ª série do Ensino Médio, orientados pela professora Carla Moreira, viveram uma experiência diferente no período de 15 a 22 de junho. Por meio de uma caixa de areia interativa (interactive sandbox) batizada carinhosamente de Dom Box, puderam experienciar o conteúdo de Geografia de maneira dinâmica, lúdica e até divertida.
Na aula, os grupos deveriam “criar” algumas regiões como: Planície Amazônica, Depressão Sertaneja e Planalto da Borborema, Bacia do Xingu / Usina de Belo Monte, Monte Kilimanjaro, Monte Everest ou a Bacia Hidrográfica do São Francisco. Na continuação da atividade os alunos realizarão o registro escrito do trabalho e a partir das fotos feitas na caixa, descreverão a altitude, localização, características da hidrografia, geologia e relevo. E para finalizar, irão comparar sua criação com um estudo topográfico do local e uma imagem real do local sugerido.
A Dom Box, criada pelo setor de Tecnologia Educacional do colégio e inspirada no projeto de Oliver Kreylos, da Universidade da Califórnia, permite aos alunos criar modelos topográficos usando a tecnologia de realidade aumentada por meio do Microsoft Kinect, moldando a areia real.
O sistema ensina conceitos geográficos, geológicos, hidrológicos e como ler um mapa da topografia, o significado das curvas de nível, cálculo de escalas, bacias hidrográficas, áreas de captação, barragens, etc. Dentre as formações que podem ser criadas estão: montanhas, vulcões em erupção, ilhas, arquipélagos, cumes, montanhas, penhascos, estreitos, dunas, montículos, penínsulas, istmos, leques aluviais, vales, deltas, gargantas, crateras, bacias, planícies, desertos, lagos, rios, padrões de drenagem, meandros, riachos e açudes.
Durante o ano, mais projetos de outras séries usarão a Dom Box como objeto de aprendizagem! O difícil sempre é falar para os alunos que a aula acabou! Ninguém quer ir embora!
Andréa Tavares