O Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Unidade Lorena , Campus São Joaquim, realizou na segunda-feira, dia 1 de junho, a apresentação da peça Quem Matou o Presidente?
A história mostra as intrigas causadas após a morte do Presidente da República do Brasil. O palco do teatro São Joaquim virou um gabinete presidencial e o cenário de suspeitas das mais variadas. “Além das desconfianças, é preciso pensar em uma forma de minimizar o impacto que a notícia causará à nação em plena crise política e econômica, além de tentar encontrar o autor de um assassinato”, revela o roteirista e diretor da peça, Rafael Noronha.
A pela faz parte da disciplina Consciência Corporal e Ação Docente, do curso de Pedagogia, e visa incentivar o aprendizado entre os alunos. A iniciativa partiu de um professor que um dia foi aluno do UNISAL.
Rafael Noronha fez o curso de História entre os anos de 2004 e 2006, na época tinha um grupo teatral chamado Os Astronautas. “O teatro sempre fez parte da minha formação e posso garantir que ele modificou minha vida, certamente não seria professor se eu não tivesse a arte cênica desde cedo”, revela Rafael.
A apresentação da peça é resultado de um semestre inteiro de muito trabalho. É também motivo de superação para alguns alunos/atores. “Vemos o desenvolvimento de alguns universitários no palco, gente que não tinha a coragem de falar, hoje atua e se desenvolve como futuro docente para os demais colegas poderem apreciar”, conta a coordenadora do Curso de Pedagogia, Maria Aparecida Félix do Amaral e Silva.
O teatro foi apreciado por alunos da Pedagogia, estudantes dos demais cursos de licenciatura e convidados e ex-alunos. “Voltar ao UNISAL e poder dar vida a este trabalho é a realização de um sonho”, afirma Rafael Noronha.
Comunicação e Marketing – UNISAL