No dia 22 de agosto, sábado, aconteceu no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, o reencontro dos oratorianos do colégio, reunindo pessoas que passaram pelo oratório em épocas diferentes, propiciando um encontro entre gerações.
As atividades começaram às 8h30 com a missa presidida pelo Pe. Dilermando Luiz Cozatti e concelebrada pelo Pe. Vicente Guedes, salesianos convidados, que trabalharam no oratório.
Posteriormente, Pe. Dilermando Luiz Cozatti falou sobre a importância do oratório salesiano nas comunidades, sobre a importância do trabalho leigo, sobre a importância da retomada do oratório em âmbito salesiano, segundo ele, objeto mais próximo das necessidades do jovem necessitado e oprimido, arma e instrumento usado efetivamente por Dom Bosco e apresentação do oratório itinerante.
Na sequência os participantes se apresentaram. Um momento destacado pela descontração do grupo e pelas pequenas histórias contadas de relação com o Liceu Coração de Jesus. Estavam reunidos no salão de eventos do colégio oratorianos de 1975 a 2015, contando como iniciou os trabalhos, como se desenvolveram e como foi marcante a passagem pela comunidade.
Houve também esporte. No ginásio, veteranos e novatos do oratório disputaram partidas de vôleibol.
Por fim, o reencontro que encerrou com o almoço, abriu a oportunidade para que oratorianos antigos firmassem o compromisso de retornar ao oratório e retomar o trabalho realizado.
Texto: Stela Soares / Fotos: Daniel Araújo e Nataly Silva