Entre os dias 18 e 22 de janeiro, 15 meninos, todos adolescentes indicados por educadores ou salesianos, participaram do Campobosco 2016, realizado na cidade de São Carlos-SP. Todos eles estudam entre o 8º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio e exercem liderança em atividades pastorais nas obras salesianas.
O Campobosco é uma atividade promovida pelo Serviço de Animação Vocacional da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora e costuma durar cerca de uma semana. Neste ano foram cinco dias de vida comunitária visando possibilitar aos participantes um amadurecimento humano e espiritual através de uma formação integral abordando atividades que envolveram cultura, espiritualidade e esporte, além de contribuir no amadurecimento das relações interpessoais e no relacionamento grupal, fortalecendo amizades e aumentando a autoestima.
A sede do encontro foi a presença salesiana da cidade, que tem como seus principais trabalhos a obra social e a comunidade formativa do Pré-Noviciado. Lá os jovens participaram de gincanas, momentos de espiritualidade e puderam conviver diretamente com os salesianos residentes.
Mas se engana quem acha que os jovens ficaram restritos ao espaço salesiano, pois um dos diferenciais do Campobosco são as atividades externas. E que atividades! Conheceram os estúdios da Rádio Clube de São Carlos, visitaram o Museu da TAM e se aventuraram na Cachoeira do Saltão.
Dom Bosco também procurou educar os jovens por meio do esporte, da oração, da aventura e do lazer para criar responsabilidade e respeito para com o outro e seus filhos continuam esse belo trabalho. E não poderia ser diferente.
Texto: Anderson Bueno / Fotos: Ademilson Gonçalves