Desde janeiro, os polos da Rede Salesiana de Escolas começam a realizar encontros de formação de educadores salesianos para uso da coleção do ensino fundamental I, 1º e 2º anos, do material didático digital e impresso da Edebê. Os encontros contemplam apresentação e estudo da coleção, metodologias, através de palestras, oficinas, trabalhos de grupo e dinâmicas de integração dos professores na perspectiva da salesianidade.
No Polo Belo Horizonte, as formações acontecem desde o final de janeiro, com um encontro no Colégio Jardim Camburi para as comunidades educativas de Vitória e Goiânia, no dia 29 de janeiro, e outro no Centro Educacional Maria Auxiliadora, em Brasília-DF, no dia 30. Conduziram os encontros, respectivamente, os formadores Eduardo Coimbra Castro e Bernadete Moreira Cordeiro. Segundo a gestora do Polo BH, Rita Jellinek, “até o momento todos os encontros vêm sendo muito bem avaliados por cada um dos educadores participantes, especialmente por poderem dedicar um tempo para vivenciar e elaborar um planejamento de atividades pedagógicas de forma interdisciplinar”.
Rita também destaca que as formações foram cuidadosamente elaboradas para oferecer aos educadores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental I o sequenciamento e aprofundamento de estudos que vêm sendo promovidos pela Edebê e RSE por meio do Centro Salesiano de Formação. “A compreensão quanto à concepção do novo material é o nosso maior objetivo e essa compreensão certamente levará nossos professores a desenvolverem um trabalho totalmente fundamentado no carisma salesiano”, afirma Rita.
No Polo SP, os encontros aconteceram em Piracicaba, no dia 11 de fevereiro, em Campinas, no dia 12, e simultaneamente em Lorena, Americana e na capital, no dia 13. Participaram os formadores Bernadete Cordeiro (em Piracicaba e Lorena), Eduardo Coimbra (em São Paulo) e Gislaine Silva Rosetto, que conduziu a formação em Campinas e Americana.
Para a gestora Meily Cassemiro Santos, as formações proporcionaram valiosos momentos de reflexão e prática docente sobre a organização e a estrutura do material impresso e digital. “As coordenadoras e as professoras puderam compartilhar ideias, esclarecer dúvidas e expor sugestões e contribuições para o aprimoramento das propostas metodológicas”, relata.
Texto: RSE Informa / Fotos: Colégio Dom Bosco – Americana