No início da noite do dia 27 de fevereiro o bispo de Lorena, Dom João Inácio Müller, OFM, presidiu a Eucaristia na Basílica Menor Santuário São Benedito, e nessa ocasião deu posse ao novo reitor, Padre Pedro André, SDB, e procedeu a renovação dos compromissos dos ministros extraordinários da comunhão eucarística que servem nesse Santuário.
A basílica estava plena de fiéis e também de vários sacerdotes salesianos e diocesanos, dos pós-noviços que fazem parte da Comunidade Salesiana de Lorena, além dos familiares e amigos do novo reitor. Dentre esses destaca-se a presença do Padre Edson Donizetti Castilho, inspetor salesiano, e do Padre Rivelino Nogueira, pároco da Catedral de Lorena, território onde se encontra o Santuário.
A ideia da edificação do Santuário nasceu na antiga Irmandade de São Benedito, criada em 1852, da qual se tornou membro o Conde de Moreira Lima, com a doação de 50 contos de réis para a construção. Inaugurado, somente em 1884, contou com a presença da Princesa Isabel e do Conde D’Eu. Em 15 de novembro de 1917 durante o pontificado do Papa Bento XV, foi o Santuário de São Benedito agregado à Basílica de São Pedro, em Roma, distinção que notabilizou nossa Igreja como o único Santuário Basílica de São Benedito do mundo todo. Assim os fiéis que visitam o Santuário em Lorena recebem, de acordo com as leis canônicas, as mesmas indulgências daqueles que visitam a Basílica de São Pedro em Roma.
O Padre Pedro sucede o Padre Cláudio Motta que atualmente trabalha na Obra Social Santa Luzia, em São Paulo.
Curta a página do Santuário no Facebook: www.facebook.com/santuariosaobenedito
Santuário São Benedito