O UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade São Paulo, Campus Santa Teresinha, realizou em 12 de abril, o III Simpósio Discente do Programa Idade Ativa com a participação de 130 pessoas. Na ocasião, as alunas do Programa apresentaram diversos temas, como o holocausto nazista ou questões atuais como a epidemia da gripe H1N1. Tema recorrente foram as conquistas pessoais, que surgiram na forma de depoimentos, testemunhos, ou ainda como construções pessoais, como as músicas compostas e apresentadas pela aluna Rosemary Bastos.
Segundo a professora Ivanir Gabaldi, “o evento foi uma bela surpresa, em conteúdo e apresentação. O relato das experiências de vida, apesar das dificuldades enfrentadas, sempre terminam compartilhando conquistas, criando, inovando e valorizando a vida”.
“As apresentações nos encantaram pela sensibilidade da escolha dos temas que mostraram as experiências vividas, com muita emoção, o aprendizado, a gratidão que guardam no coração e tanto se orgulham. Além das pesquisas realizadas, havia temas de base muito interessantes, associados às suas experiências e ensinamentos de vida”, comenta a professora Fernanda Pagni.
Para a coordenadora do Programa Idade Ativa, professora Karen Simões Monteiro, “essas oportunidades nos fazem ter a certeza de que estamos no caminho certo. A Universidade tem de ser esse espaço de troca, de valorização das pessoas e de construção coletiva do conhecimento. As pessoas idosas têm muito a aprender e muito a nos ensinar.” E conclui: “o desafio que continua é garantir a participação mais efetiva dos jovens dos cursos de graduação e pós-graduação em Programas como este, favorecendo uma construção intergeracional de conhecimento”.
Comunicação e Marketing – UNISAL