A Escola Salesiana São José, de Campinas, apoiada em sua consciência cidadã e Filosofia de Educação, não poderia ficar de fora desta iniciativa “Movimento Maio Amarelo”, abrindo-se ao debate deste importante tema mediante várias iniciativas adequadas a cada faixa de idade.
Para tanto nossa escola optou por algumas ações como a iluminação do prédio na cor amarela, durante o mês de maio, a divulgação de material promocional educativo. Para os alunos do Ensino Médio e do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) houve a realização de palestras de conscientização para um trânsito mais seguro, feitas por profissionais da EMDEC, SAMU e Corpo de Bombeiros.
As palestras ocorreram no dia 20 de maio, durante o período de aula dos alunos, no auditório Artêmides Zatti. Ao final, professores e alunos puderam visualizar uma exposição de carros e motos batidos, simulando um acidente, visando com isso a conscientização do que a falta de compromisso com a segurança no trânsito poderá acarretar à vida das pessoas.
“Esse movimento tem o intuito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O Objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público, Empresas, Entidades de Classe, Associações, Federações e Sociedade Civil Organizada, para colocar em pauta e discutir o tema ‘Segurança Viária’ e por meio de ações engajar-se, mobilizar a sociedade e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige”, disse o coordenador do CPDB Reinaldo Mattos.
A Equipe Pedagógica do Ensino Médio e do Centro Profissional Dom Bosco agradecem a direção da Escola e a todos os profissionais da EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A) e seus parceiros, envolvidos nesse movimento, que, gentilmente, estiveram em nossa escola para essa atividade de conscientização com nossos alunos.
Comunicação e Marketing – ESSJ