No dia em que a Igreja celebrou a solenidade da Natividade de São João Batista, 24 de junho, a Obra Social São João Bosco, de Campinas, festejou a data, também, por mais um motivo: é seu próprio aniversário! E, em 2016, a comemoração se deu em grande estilo e formalidade…
A Santa Missa iniciou às 18h30. Foi presidida pelo Reverendo Padre Edson Donizetti Castilho (Inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora), co-celebrada pelos Reverendos: Padre Glauco Félix Teixeira Landim (Presidente da Obra Social São João Bosco); Padre Jeferson Luiz Pereira da Silva (Diretor Executivo da Obra Social São João Bosco); Padre Narciso Ferreira (Secretário Inspetorial) e Padre Dílson Passos Júnior (Diretor da Escola Salesiana São José); e teve como acólitos: Leandro Donizete (Noviço Salesiano), Leomar Lima e Luiz Opata (Salesianos, estudantes de Teologia).
O belíssimo rito também contou com o Ministério de Música da Comunidade São José (Paróquia Dom Bosco), com a comentarista Thaís Rogero da Silva (Diretora Educacional do CEI Dombosquinho), e os leitores: Flávia Oliveira (ex-educanda e atual colaboradora da OSSJB); Elza Aparecida Silvério da Silva (membro da Comunidade Santa Rita e colaboradora da OSSJB) e Walter do Carmo Paulino (ex-aluno do Externato São João), além da participação dos demais colaboradores da Instituição e de seus familiares.
Após a celebração, os convidados se dirigiram ao anfiteatro Dom Nery e acompanharam a cerimônia solene em comemoração aos 107 anos da Obra Social São João Bosco, conduzida por Grazielle Aparecida Fileis Cano (Coordenadora do Núcleo Dom Bosco) e Carlos Eduardo Ribeiro Sacolli (Coordenador do Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora). Além dos Sacerdotes e do ex-aluno do Externato (já citados), a mesa de honra foi composta por Ana Lúcia da Silva Batista (Gerente Operacional), Irmã Leila Fouad Saden (religiosa da Congregação Missionária de Jesus Crucificado) e Érica Marcela Roque de Oliveira (ex-educanda e atual colaboradora da Instituição).
O momento foi, sem dúvidas, uma grande oportunidade para rememorar a história da OSSJB! Hoje a atuação da instituição no município de Campinas, em parceria com o poder público e com a iniciativa privada, garante o atendimento diário a mais de duas mil e quinhentas pessoas.
Esta atuação e preocupação com os mais vulneráveis ou desamparados tem sua gênese nos primórdios da Congregação Salesiana, quando São João Bosco, atento às necessidades e à realidade de seu tempo, colocou-se a serviço dos jovens, especialmente os mais necessitados e em situação de perigo.
Desde sua inauguração, na época como Externato São João, a missão dos Salesianos sempre foi a de oferecer oportunidades de uma vida mais digna que levasse todos os atendidos a feliz experiência de se tornarem bons cristãos e honestos cidadãos.
Assim, na ocasião, o Reverendo Padre Narciso Ferreira, fez um breve relato sobre a origem da Obra e partilhou as alegrias desta longa caminhada que sempre buscou percorrer os passos de Dom Bosco a fim de manter viva a sua predileção pela juventude.
Feitas as pontuais recordações, a colaboradora Gabriela Haeitmann (Auxiliar de Comunicação) expôs, de forma concisa, a nova formatação do padrão de Identidade Visual da Instituição e, também, o novo conceito de uniforme elaborado para todos os colaboradores da OSSJB.
Logo após, a Coordenadora do Núcleo São João Batista, Angélica de Cássia Barbosa, apresentou uma proposta de ação que dará início aos festejos dos 110 anos de conquistas e realizações da Obra Social São João Bosco. Trata-se do Concurso Cultural “Uma História repleta de histórias…” (com cartaz e regulamento disponíveis no site da instituição.
Por fim, os presentes prestigiaram um pequeno vídeo com fragmentos do dia-a-dia da Obra nas comunidades onde ela a mesma está inserida (em seus oito núcleos).
A noite especial foi finalizada com o coquetel servido na quadra poliesportiva.
Uma história como a da Obra Social São João Bosco, tão repleta de histórias de transformação e de testemunhos felizes das vidas que receberam o indelével toque afetivo da Pedagogia Salesiana, precisa sempre ser revisitada, celebrada e perenizada!
Veja as fotos a seguir e leia também a história do Externato São João (Obra Social São João Bosco) escrita pelo Pe. Narciso Ferreira.
Texto: Gabriela Haeitmann com informações da Equipe Gestora / Fotos: Diego Sampaio, Flávia Oliveira e Gabriela Haeitmann