Chegaram a São Paulo nesta terça, 5 de julho, vindos de Roma, os salesianos sacerdotes Eduardo Capucho, Sergio Baldin e Gilberto Pierobom.
Visando, especialmente a qualificação de salesianos que se dediquem à formação dos jovens religiosos salesianos, Pe. Sergio e Pe. Capucho, após dois anos de estudos junto à Pontifícia Universidade Salesiana, terminaram o mestrado em Filosofia. Padre Gilberto, após 8 anos como mestre de noviços, passou um semestre “sabático” frequentando cursos/aulas de atualização em Direito Canônico, área em que já possui o mestrado.
Pe. Sergio dedicou-se à pesquisa com o seguinte título: “O símbolo: para além das palavras e dos signos, um revelador da palavra originária. Uma leitura da escrita e da identidade narrativa na fenomenologia de Paul Ricoeur”. Já o Padre Capucho, em sua dissertação de mestrado discutiu o seguinte tema: “Filosofia della Chimica. Scienza di mezzo”.
No segundo semestre os sacerdotes devem se dedicar à missão salesiana nas seguintes casas/obras: Pe. Gilberto Pierobom (Bom Retiro – capital), Pe. Eduardo Capucho (Santa Teresinha – capital) e Pe. Sergio Baldin (Pindamonhangaba).
Para além da bagagem intelectual conquistada, os três retornam ainda mais enriquecidos também em sua experiência vocacional e salesiana. Além disso, trazem um significativo e concreto fôlego à vida da nossa inspetoria na medida em que conferem, com sua presença, mais densidade pastoral, consistência fraterna e fortalecimento numérico às comunidades que os receberão.
Sejam bem-vindos! A inspetoria muito se alegra com o retorno dos três.
Pe. Edson Donizetti Castilho – inspetor