Encontro Inspetorial aborda a Comunicação na Gestão de Crises

A Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora realizou, no dia 24 de agosto, mais uma edição do Encontro Inspetorial de Comunicação Social. Dessa vez, o evento teve caráter formativo e reuniu não apenas colaboradores das áreas de comunicação e marketing das obras salesianas, mas também diretores, coordenadores pedagógicos e educadores, dada a importância do tema.

Foram cerca de 30 participantes que, durante mais de três horas, ouviram a palestrante Fabiana Moreira Gaviolli falar sobre os aspectos mais importantes da comunicação social e sua importância para a reputação das organizações, sobre aspectos sociais e culturais que marcam as relações entre as organizações e a sociedade, sobre o que são crises e como classificá-las, além de orientar sobre as boas práticas e sobre o que deve não deve ser feito em caso de necessidade de gerenciamento de crise.

Fabiana, que tem um amplo currículo, é docente de graduação e extensão para cursos de Comunicação Institucional, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Designer Gráfico na UniSant´Anna e mestranda em Comunicação Empresarial e Institucional na linha de processos comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo.

 Um dos aspectos mais básicos e importantes abordados é que Gestão de Crise é diferente de Gerenciamento de Crise. A Gestão de Crise envolve algo que deve estar arraigado no carisma salesiano que é a prevenção, o planejamento, enquanto o gerenciamento envolve as ações durante a crise.

Outro ponto é a necessidade da coerência entre a atitude da organização e a comunicação realizada por ela, ou seja, a coerência entre aquilo que ela fala e aquilo que ela faz, que não envolve apenas o departamento de Comunicação e Marketing, mas todas as suas áreas. Grandes organizações se mantém porque possuem credibilidade, confiabilidade e boa reputação com seus públicos e um trabalho profissionalizado de comunicação atua para aumentar esses valores, minimizando a possibilidade de crises e trabalhando para superá-las nos casos em que são inevitáveis.

Texto: Anderson Bueno / Fotos: Fernando Gaia e Luiz Fernando Gaviolli

 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: