II Congresso Internacional de DSI: o cuidado misericordioso dos mais frágeis

De 28 a 30 de setembro de 2016, o UNISAL e a PUC-SP realizaram o II Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja no Campus Santa Teresinha do UNISAL. Foram mais de 450 participantes. Apesar de os congressistas serem na sua maioria brasileiros, o Congresso contou com a presença de representantes da Argentina, Colômbia, Equador, México e Chile. O Congresso teve como tema central: “A Doutrina Social da Igreja e o cuidado misericordioso dos mais frágeis” e abordou temas sugeridos pelo próprio Papa Francisco à diretoria da Redelapsi (Rede Latino-Americana do Pensamento Social da Igreja): Ideologia Midiática, Migração, Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo.

A Banda do Silêncio, formada por jovens surdos-mudos, fez a apresentação cultural de abertura do Congresso, da qual participaram D. Odilo Pedro Scherer, Grão-Chanceler da PUC-SP e P. Edson Donizetti Castilho, Chanceler do UNISAL. Dom Gustavo Rodrigues Vega, Arcebispo Metropolitano de Yucatán, no México, apresentou as urgências eclesiais segundo o coração do Papa Francisco. Sua reflexão norteou os trabalhos de todo o evento. Nos dias seguintes, convidados do Chile, Colômbia, Haiti, Espanha, Estados Unidos e Brasil abordaram os diversos temas por meio de conferências e mesas-redondas.

O Congresso também foi o palco de lançamento de dois livros de Doutrina Social da Igreja: “Gozos e Esperanzas, Angustias e Tristezas en America Latina”, apresentado pelo P. Andres Moro Vargas, Vigário da Pastoral Social da Arquidiocese de Santiago/Chile e “Magistério e Doutrina Social da Igreja: continuidade e desafios”, apresentado pelo P. Ronaldo Zacharias, Reitor do UNISAL. Durante o evento, os congressistas participaram de uma campanha em benefício da ONG Missão Paz, obra que acolhe os imigrantes e refugiados em São Paulo, por meio da oferta espontânea por livros de Ética Teológica organizados por membros da Sociedade Brasileira de Teologia Moral e publicados pela Editora Santuário.

No encerramento do Congresso, a Prof.ª Anna Maria Marques Cintra, Reitora da PUC-SP e o P. Ronaldo Zacharias, Reitor do UNISAL, refletiram sobre o papel das Universidades Católicas na promoção e defesa dos mais frágeis. Ambos encerraram as atividades agradecendo a Prof.ª Rosana Manzini, Coordenadora Geral da Redelapsi, Diretora dos Campi Sta. Teresinha e Pio XI, do UNISAL e Chefe do Departamento de Moral da PUC-SP, responsável pela organização e direção do evento.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: