Nos dias 11 e 12 de março de 2017, a Província de São Paulo acolheu os Coordenadores e Formadores das demais províncias do Brasil para refletir sobre a dimensão da formação inicial e continuada da Associação dos Salesianos Cooperadores.
Estiveram presentes também a Conselheira Mundial para a Região Brasil, a SC Alzira Marâes, oriunda da Província de Campo Grande e o Delegado salesiano para a Região, Pe. Reginaldo Marinho, diretor do Colégio Salesiano de Rocha Miranda, no Rio de Janeiro – RJ, pertencente territorialmente à Província de Belo Horizonte.
Conduzido pelo Formador para a Região Brasil, o SC Evanio Santinon, que faz parte da Consulta da Região Brasil por ser Coordenador Provincial da Província de São Paulo, o encontro contou com um total de 14 membros da Associação que passaram o final de semana apresentando as realidades de cada província, não só quanto à Formação, mas, num primeiro momento, contemplando todas as dimensões de encargos existentes na Associação, bem como a pertença e o desenvolvimento do carisma, dentro do aspecto vocacional que movimenta a Associação dos Salesianos Cooperadores.
Após essa apresentação, os participantes se dedicaram a refletir especificamente a dimensão da formação, com o objetivo de elaborar um plano concreto de ação, visando uma uniformidade quanto à aplicação de um Programa de Formação Inicial, para os aspirantes a Salesiano Cooperador e também quanto aos conteúdos e principalmente objetivos a serem alcançados na formação continuada.
A esperança que moveu os participantes do Encontro ficou claramente demonstrada nas entrevistas concedidas durante o Encontro, ao SSCCom (Sistema Salesiano Cooperador de Comunicação) disponíveis aqui.
SC Carlos Minozzi