No domingo, 19 de março, o Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, em São Paulo, completou 98 anos de respeito e apoio a juventude. Na segunda-feira, a comemoração com a presença de colaboradores e educandos foi um dia especial. Mas antes de saber tudo o que aconteceu, vamos conhecer um pouco da história e como funciona o Instituto.
A história social do Instituto Dom Bosco vem desde a sua fundação, em 19 de março de 1919. Da década de 50 até 1992 atuou também como colégio particular. Mas, a partir de 1993, por uma opção histórica, passou a atender exclusivamente como obra social. Para manter toda a estrutura, instalada num terreno de quase 12 mil metros quadrados, no bairro do Bom Retiro, a obra mantém parcerias com órgãos públicos e privados, convênios e conta com o apoio de pessoas físicas e jurídicas. A visão dos dirigentes do Instituto Dom Bosco é tornar a obra uma referência qualitativa para os programas socioeducativos com crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.
Atualmente a obra mantém 9 projetos principais, 4 projetos de apoio e diversos serviços que atendem pessoas de baixo poder aquisitivo. Todos os projetos são oferecidos gratuitamente. Ao todo a obra atende mais de 6 mil pessoas por ano, o que representa cerca de 1.500 famílias beneficiadas com alguma forma de assistência.
Para celebrar todos esses anos e todas as conquistas do Instituto, o Núcleo Vila Paulistana uniu-se ao do Bom Retiro, na própria sede, para um dia repleto de atividades como: celebração o na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, vídeo Institucional, vôlei, futebol, dança no Xbox, jogos de mesa, pintura de rosto, zumba e, os alunos ainda puderam cantar e tocar instrumentos no pórtico. Neste dia, os adolescentes e jovens do CEDESP, acompanharam a criançada do CCA Provim e realizaram juntos todas as atividades.
“Um dia especial e muito divertido, celebrando da forma que Dom Bosco nos ensinou, com a juventude em união.” finalizou Lucas Silva, responsável pelo Relacionamento Institucional da Obra.
Texto e Fotos: Comunicação e Marketing IDB