O Festival da Juventude Salesiana, tradicional encontro festivo da Articulação da Juventude Salesiana do Estado de São Paulo, já tem data, local, tema e lema definidos para a edição 2017. O evento acontecerá no dia 14 de outubro no Colégio Salesiano Santa Teresinha, na capital, mesmo local da edição do ano anterior.
Em reunião realizada no dia 18 de abril no Centro Inspetorial da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo, reunindo coordenadores e assessores de Pastoral das presenças salesianas dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, foram definidos detalhes da atividade, como oficinas, atrações culturais, alimentação, logística e, dois dos pontos mais importantes, o tema e o lema.
E o FEST 2017 terá um apelo mariano. O tema escolhido será “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5), remetendo à participação fundamental de Maria para que o primeiro milagre de Jesus acontecesse nas Bodas de Caná. O lema, seguindo uma tendência dos últimos anos e o apelo à linguagem digital, tão presente no cotidiano juvenil, vem acompanhado de hashtag: #comMariaeuvou.
Estão previstas para o FEST desse ano as seguintes atrações e atividades: missa, confissões e vigília; estandes vocacional e da Família Salesiana; concurso de bandas, apresentações de dança, teatro, percussão, roda de capoeira e demonstrações circenses; figuras humanas de santos; oficinas de fotografia, skate e grafite; roda de conversa; esportes (vôlei, futsal, handebol, slackline, pingue-pongue e xadrez); e uma homenagem ao reitor-mor.
Presença de Dom Bosco
O FEST 2017 será ainda mais especial por conta da presença ilustre do sucessor do décimo sucessor de Dom Bosco, Pe. Ángel Fernández Artime, o reitor-mor dos Salesianos. Pe. Ángel chegará ao Brasil no dia 14 de outubro e visitará algumas casas salesianas da Inspetoria de São Paulo.
Ele chegará pela manhã e à tarde já estará no FEST, um encontro muito aguardado pelos jovens da AJS, dado o carisma do Pe. Ángel e o importante significado de estar com o sucessor do santo que foi proclamado pelo Papa João Paulo II, hoje também canonizado, como Pai e Mestre da Juventude.
Anderson Bueno com informações da Pastoral ISSP