A Obra Social Dom Bosco de Itaquera, em São Paulo, acaba de receber uma notícia que alegrou toda a Comunidade Educativa Pastoral: ela foi escolhida para receber o Prêmio FoBBIZ, conferido pela associação suíça de mesmo nome para projetos no campo da educação profissional. Para a escolha, a associação convocou a Don Bosco Jugendhilfe Weltweit , para a pesquisa das melhores propostas. Dos mais de 30 projetos de diferentes organizações que foram apresentados, o FoBBIZ avaliou e premiou em segundo lugar a Obra Social Dom Bosco de Itaquera.
O comitê elogiou muito o trabalho integral no espírito de Dom Bosco que o padre Rosalvino, salesiano à frente da obra, e toda a comunidade da obra social realizam com os jovens na região. Destacou também a formação contínua no âmbito educacional e profissional da Obra Social.
Escreve a Don Bosco Jugendhilfe Weltweit, em carta para o padre Rosalvino: “Ficamos muito felizes, pois o seu esforço contínuo é muito valioso e foi oficialmente reconhecido aqui na Suíça. Achamos que esse prêmio é muito merecido e agradecemos a você o seu empenho incansável em favor dos meninos, meninas e jovens vulneráveis e mais necessitados”.
A obra salesiana em Itaquera
O trabalho social realizado em Itaquera e Guaianases, Zona Leste da Capital do Estado de São Paulo, é a concretização de um sonho, sonho inicial de um grupo de Salesianos (padre Rosalvino Morán Viñayo, irmão Antonio Carlos Martins, irmão Hamilton Bernardo Rodrigues) e um grupo de leigos comprometidos com a missão salesiana (Amércio, Justo, Marcos Salvador Soares, Maurício Boaventura Ferreira e Sérgio Baruffi), que chegaram a Itaquera em 31 de maio de 1981, tendo posteriormente o apoio das Filhas de Maria Auxiliadora. Naquele ano, foram atendidas 150 pessoas. Hoje, são atendidas, diariamente, mais de quatro mil pessoas em diversos serviços, sem contar as famílias envolvidas no trabalho social e nas comunidades paroquiais.
A Obra Social Dom Bosco oferece cursos de profissionalização de jovens e adultos, capacitação continuada de colaboradores, educação ambiental e inclusão digital, programas de aprendiz, estágio e voluntariado, atividades culturais (como escola de samba e orquestra), colônia de férias, atendimento odontológico, encaminhamento médico e ambulatorial, entre muitos outros serviços.
Esses serviços e programas são realizados em 15 endereços diferentes nos bairros de Itaquera e Guaianazes e são conveniados com a Prefeitura e o Colégio Salesiano Santa Teresinha de São Paulo; além de serem realizados com parcerias e apoio de outras instituições e da iniciativa privada.
Fonte: RSB Informa