No domingo, dia 21 de maio, o Conselho Inspetorial da AJS (CIAJS) promoveu um encontro para as lideranças das casas salesianas da Inspetoria de São Paulo, que reuniu cerca de cem jovens. A agenda do evento foi toda elaborada pelos jovens conselheiros, com o apoio dos salesianos Kleber Oliveira e padre Roque Sibioni, delegado inspetorial da PJS.
O encontro foi aberto com uma palestra conduzida por João Batista Dantas, vice-coordenador do CIAJS e líder jovem da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Itaquera, na cidade de São Paulo. Com o tema “Quem deseja viver com dignidade e em plenitude, não tem outro caminho senão reconhecer o outro”, trecho retirado da exortação apostólica Evangelii Gaudium, ele introduziu o tema da liderança. “Achei de extrema importância discutir liderança, pois ela não está apenas numa pastoral que lideramos, mas sim em toda a nossa vida do início ao fim”, afirmou Juliana Müller, do GAM da paróquia Sagrada Família de São José dos Campos.
O restante do dia foi marcado por uma série de oficinas em que os jovens se dividiram em grupos menores para tratar diferentes temas. A leiga Rita Ohl conduziu um momento de autoconhecimento, já os jovens Jonas Silva e Ana Paula dos Santos, falaram sobre a responsabilidade de se trabalhar em grupo. “O que mais me marcou no evento foram as oficinas”, disse Samara Bossolane, também de SJC, “pude exercitar o autoconhecimento de uma forma que nunca havia feito (e poder passar isso também para o meu grupo), e aprendi a ser uma líder, e não uma chefe para o meu grupo”, completou.
O salesiano Antonio João Neto deu ferramentas práticas sobre como trabalhar em grupo e a irmã Ivone Brandão, FMA, aprofundou com os jovens o papel de liderança que Jesus tinha. Por fim, o encontro foi encerrado com a celebração da eucaristia em que cada jovem assumiu um compromisso individual com a AJS. “De tudo que vivi, e depois que fiquei sabendo que era a primeira vez que haviam realizado esse tipo de encontro, fiquei ‘UAU!’ Foi incrível! Maravilhoso acolhimento, grandes pessoas nas oficinas com muito conhecimento! Me senti bem e acolhida!”, disse Juliana.
O encontro cumpriu sua missão de animar os jovens líderes. Mayara Santos, do núcleo de coordenação, do grupo de ex-alunos, da Obra Social Santa Luzia de São Paulo saiu animada com toda interação com outros jovens durante o dia e saiu se comprometendo “obrigada pela oportunidade de participar de um momento tão maravilhoso… Se Deus quiser, logo serei do grupo da AJS da paróquia que participo”. “Espero que haja mais cursos para que outros jovens participem. Eu achei muito importante o encontro focado na liderança dos jovens para treiná-los a assumir novas responsabilidades dentro das nossas paróquias e colégios, e também para o aperfeiçoamento de quem já é líder de algum grupo”, completou Samara.
Curta a página da AJS SP em: https://www.facebook.com/ajsinsa
Marina Ribeiro