Há não muito tempo mendigavam, roubavam e lutavam para sobreviver nas ruas de Adis Abeba, Etiópia, cheirando cola para não sentir a miséria cotidiana. Agora, graças a uma colaboração entre os Salesianos e o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODOC), esses menores têm uma nova perspectiva de vida e contribuem para ajudar a outros em situação de risco.
Em novembro de 2015, Salesianos e UNODOC iniciaram o programa “Reabilitação e Reinserção para os Menores em conflito com a Lei”, que beneficia hoje Amanuel, de 15 anos, Tamiru, de 16 anos, outros 98 meninos e meninas que vivem no Centro de Acolhida do “Bosco Children Project” com a assistência atenta dos religiosos salesianos.
Amanuel encontrou o “Bosco Children Project” depois de seis meses num centro de detenção devido a um furto que não cometeu. “Alguns jovens cometem propositalmente pequenos delitos, esperando na prisão poder ver satisfeitas suas necessidades fundamentais”, diz o diretor do “Bosco Children Project”, Andualem Tafesse. “Outros, como Amanuel, acabam na prisão sem motivo. Contudo, quando são soltos nenhum deles tem outra alternativa senão voltar à rua”.
Tamiru aos 10 anos fugiu de uma tia violenta que deveria cuidar dele. Nunca foi preso, mas não pôde evitar a miséria e o desespero. “Cheirava cola porque não aguentava mais”, recorda. Felizmente, também ele encontrou o pessoal do “Bosco Children Project” durante suas incursões noturnas.
No centro de acolhida, os menores recebem alimento, roupas, acompanhamento psicológico e cursos de educação e alfabetização. Quando estão prontos, tentam diversos cursos profissionais – mecânica de carro, carpintaria, cozinha… – para encontrar qual lhes é o mais adequado.
Recentemente, Amanuel escolheu o curso de soldador, enquanto Tamiru optou pelo curso de processamento do couro. Nos próximos 8 meses, com seus companheiros de classe, desenvolverão suas competências e habilidades. Completada a formação, o “Bosco Children Project” oferecerá a eles por 5 meses assistência econômica e serviços de colocação no trabalho, enquanto irão procurar trabalho e alojamento estáveis.
Em sinal de gratidão, os dois rapazes agora acompanham o pessoal do “Bosco Children Project” nas incursões noturnas em busca de menores de rua, encorajando-os a se deixarem ajudar pelos Salesianos.
Fonte: Salesian Mission