Em maio passado (2017), a Coordenação Geral das IUS lançou o concurso para a renovação do logotipo das nossas Instituições Salesianas de Educação Superior. O desenho do renovado logotipo original e inédito, destinado a ser a imagem representativa das IUS em nível mundial, foi uma decisão da VII Assembleia Geral de 2016.
Procurou-se contar com um logo relacionado com a identidade salesiana, que refletissse a natureza universitária das IUS e ressaltasse o caráter mundial da organização.
Recebemos nestes dois meses 31 propostas provenientes de: UNISAL (Brasil), UPS (Equador), UNISAL (México), ISES Río Gallegos (Argentina), Universidade Salesiana (Bolívia), EUSS (Sarriá-Barcelona), IUSVE (Verona), IUSTO (Turim). Tivemos a participação de docentes e estudantes das nossas IUS.
Enviamos a todos um grande agradecimento pelo seu trabalho, criatividade e colaboração. A quase totalidade dos trabalhos, muitos de excelente qualidade profissional, provêm de estudantes universitários das IUS.
Após a análise técnica de cada uma das propostas, feita pela empresa salesiana “Audiovisuales Don Bosco”, de Quito, e do estudo feito pelos membros do Júri, formado por P. Miguel Ángel García (Responsável pelo Setor Escolas), P. Juan Pablo Abreu (Dicastério de Comunicação Social) e P. Patrick Anthonyraj (Dicastério de Pastoral Juvenil) e, depois de consultar os membros do Conselho de Direção IUS, foi escolhido como novo logo das Instituições Salesianas de Educação Superior a proposta apresentada por Stefano Lucchetti, aluno do Instituto Universitário Salesiano Veneza (IUSVE) – sede de Verona.
O novo logo quer expressar a sinergia de instituições unidas pela mesma paixão pela educação dos jovens no estilo de Dom Bosco. O desenho expressa unidade, relação, futuro e acompanhamento como valores no mundo da educação superior salesiana.
Em seguida, se procederá à redação do Manual de uso, que será enviado a todas as IUS, escritórios de comunicação das Inspetorias e outros organismos da Congregação para que seja conhecido e usado como elemento de identidade comum.
Pelo P. Marcelo Farfán SDB,
Coordenador Geral das IUS