O Brasil está passando por um momento crítico no que se trata de política, vários escândalos, como a corrupção, vem tomando conta dos noticiários e do dia a dia do brasileiro. Muito se fala no jovem como o futuro do país, mas como os nossos jovens veem a política hoje? O que acham dos políticos? E o que imaginam para o futuro do país?
Uma pesquisa realizada pela PUCRS (Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul) aponta que os jovens estão mais interessados em política e se dizem engajados, 70% dos entrevistados procuram se informar diariamente sobre o cenário político atual.
A pesquisa intitulada “O Jovem Brasileiro e o Futuro do País”, realizada pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos), entrevistou jovens entre 18 e 34 anos e 47,4% têm política como interesse na hora da busca de informação e 70,24% procuram se informar diariamente. Foram entrevistados 1.700 jovens de todas as regiões e classes do país.
Pensando na importância do tema e em manter os jovens sempre antenados, o Colégio São Joaquim, o UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e o CEDESP/PROVIM realizaram o II Fórum de Juventudes, com o tema: “Juventudes e a Participação Social e Política”. O evento promoveu um debate sobre “Protagonismo e participação dos jovens na política”, que contará com a participação do professor do Colégio São Joaquim, Flávio Bustamante.
Na ocasião também será realizado o pré-lançamento da cartilha: Juventude e Direitos Humanos. O evento é aberto ao público, gratuito e acontece na próxima sexta-feira, 22 de setembro, das 13h30 às 17h30, no salão do Júri do UNISAL.
Mariana Sagossi – Comunicação e Marketing – Colégio São Joaquim