No dia 7 de abril, o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, localizado no Alto da Lapa, em São Paulo, foi palco de mais uma roda de capoeira promovida pelo Grupo Dois de Ouro. Este ano o grupo completa sete anos de realização das rodas de capoeira e 18 anos de treino no espaço físico da obra social.
Até 2014, crianças, adolescentes e jovens contavam com a oficina de capoeira como atividade extracurricular, mas hoje o grupo mantém apenas apresentações especiais em eventos da Paróquia São João Bosco e Centro Juvenil com a participação de muitos ex-alunos. No ano passado integrantes do Grupo Dois de Outro passaram a fazer doações de refrigerantes para as crianças e adolescentes do Vem-Crê-Ser/CCA Dom Bosco.
Este ano, durante a Roda de Capoeira do Grupo Dois de Ouro foram realizadas diversas homenagens ao Mestre Grande, fundador do grupo, falecido em dezembro do ano passado. “Em tantos anos de existência do grupo, esta foi a primeira roda sem a presença do nosso Mestre”, comenta o contramestre José Augusto, mais conhecido como Guto, ex-aluno e ex educador no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco.
Estiveram presentes nesse dia cerca de 80 capoeiristas, professores, contramestres e mestres de vários grupos, além de amigos, admiradores e convidados do Grupo Dois de Ouro. Entre os mestres, estavam Mestre Bezerra e Mestre Russo, formados na primeira geração de alunos do fundador Mestre Grande.
Vanusa Santos – Paradigma Assessoria de Comunicação