Para comemorar os 150 anos da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, de Turim, celebrar o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora (24 de maio) e aprofundar a devoção a Nossa Senhora, a ADMA – Associação de Maria Auxiliadora realizou, no dia 19 de maio, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas, o primeiro de uma série de três retiros.
Esse primeiro retiro reuniu cerca de 30 membros dos grupos da ADMA da Região Paulista, que envolve as cidades do centro do estado de São Paulo. O pregador foi o Pe. Vinicius de Paula, pároco da paróquia anfitriã, que trabalhou o tema “Maria Auxiliadora na ótica de Dom Bosco”, inspirado no vídeo do primeiro dia da Novena Mundial a Nossa Senhora Auxiliadora.
Além da pregação, houve adoração ao Santíssimo Sacramento, visita às dependências da casa, coroa áurea e celebração eucarística, presidida pelo Pe. Rafael Galvão.
Os próximos retiros acontecerão no dia 17 de junho em Pindamonhagaba, para a Região Vale do Paraíba, e no dia 5 de agosto no bairro de Itaquera, para a Região Capital.
A Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora
A Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora está localizada em Turim, Itália, cidade que recebeu anteriormente também o primeiro oratório salesiano, em Valdocco. A basílica foi erguida com o esforço de Dom Bosco após uma aparição de Nossa Senhora a ele, em sonho.
Os trabalhos de construção começaram em 1863, sendo concluída e consagrada a Maria Auxiliadora em 9 de junho de 1868. Hoje é o coração da Família Salesiana e recebe milhares de peregrinos. Nela estão os restos mortais de São João Bosco, Santa Maria Domingas Mazzarello, São Domingos Sávio, entre outros.
Uma série de eventos envolvendo a Família Salesiana está acontecendo em todo o mundo, entre eles a Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana, que aconteceu em janeiro, e eventos locais, como os retiros da ADMA.
Anderson Bueno com informações de Valderez Gonsalez e Gaudium Press – Fotos: ADMA