A introdução de novas tecnologias na educação vem ganhando destaque na Rede Salesiana. Recentemente foi lançado o “Projeto Crescer em Rede”, onde os profissionais da educação compartilham informações para introduzir, cada vez mais, recursos tecnológicos e metodologias ativas em sala de aula.
Um desses recursos pode ser, por exemplo, o uso de jogos na educação, mais conhecido como “gameficação”. Tal recurso tem o objetivo de despertar um interesse maior em aprender e tornar o ensino de determinados assuntos mais lúdico. Outra vantagem, é que os alunos conseguem aprender com os próprios erros e descobrir novas informações.
Dentro dessa proposta, semana passada os alunos do 1º ano do Ensino Médio, nas aulas de Biologia, fizeram o uso de uma ferramenta tecnológica de aprendizagem e avaliação de conhecimentos: Kahoot. Trata-se de uma ferramenta de resposta rápida, que funciona como um quiz game. O professor pode elaborar suas próprias perguntas e a plataforma atribui pontuações e correções instantâneas. Dessa forma, o aluno conhece quais conteúdos precisa estudar mais e o professor tem uma visão geral do desempenho da sala por meio de um arquivo gerado com todos acertos e erros (em porcentagem) das respostas dos alunos.
Lucas de Souza – Comunicação e Marketing – Colégio Salesiano Dom Bosco