O Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, localizado no bairro do Alto da Lapa, na capital paulista, completou 30 anos de fundação no dia 5 de junho e, durante o mês, muitas homenagens foram realizadas pelas crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam dos projetos mantidos na obra social. Porém, uma comemoração especial aconteceu no dia 30 e fechou o mês com chave de ouro. Estiveram presentes na celebração o inspetor salesiano, padre Justo Ernesto Piccinini, e os fundadores da obra que há três décadas se preocuparam com a situação da juventude e decidiram fazer diferença.
O resultado foi consolidado e hoje o Centro Juvenil é referência para mudança de vida de muitas famílias. “Foi uma celebração para recordar o quanto o trabalho realizado na obra é importante para a sociedade”, enfatiza Jonas de Camargo, assistente de coordenação dos cursos profissionalizantes. “Recebemos muitos vídeos enviados por ex-educandos, ex-funcionários, adotistas, paroquianos e famílias inteiras que comprovam as marcas que cada um leva para sua vida”.
No decorrer do anos, o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco tem resistido aos abalos econômicos e políticos e é dirigido não apenas como um espaço para cursos profissionalizantes, preparação para o mercado de trabalho, sociabilização e recreação, mas, acima de tudo, um meio para o desenvolvimento e construção de projeto de vida e fortalecimento de vínculos familiares e sociais. Para demonstrar a gratidão e reconhecimento do trabalho realizado em prol da juventude, com base nos fundamentos do patrono da obra, ao final da celebração as crianças, adolescentes e jovens construíram um grande mosaico com o desenho de Dom Bosco. Na confraternização, muito abraço, sorrisos, manifestações de gratidão e, é claro, bolo à vontade.
Vanusa Santos – Paradigma Assessoria de Comunicação