No dia 13 de julho, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Equoterapia, Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, da Polícia Militar de São Paulo, realizou junto as crianças do CCA PROVIM, do Instituto Dom Bosco, a terceira formatura do projeto Gira Mundo, em que é utilizada a equoterapia.
Segundo a ANDE Brasil, associação nacional que é autoridade na área, a equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. No caso do Instituto Dom Bosco, o método visa utilizar o contato com os animais (cavalos) como ferramenta de confiança, superação, além do convívio e inclusão com a turma.
Inicialmente a proposta de duração do projeto era de um ano, mas esse tempo acabava por atingir apenas um número de 20 crianças. A fim de beneficiar pessoas, neste ano (2018), o projeto passou a ser semestral, formando mais de 60 crianças.
Para participar, a criança deve estar matriculada no Instituto Dom Bosco, manifestar o interesse e realizar a inscrição que será enviada a Cavalaria. A faixa etária é pré-requisito da seleção, apenas os jovens de 10 a 12 anos podem se inscrever. A formação acontece todas às sextas-feiras.
Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – IDB