A Arquidiocese de São Paulo divulgou nesta terça-feira, 7 de agosto, os nomes dos contemplados para receber a Medalha São Paulo Apóstolo em 2018. E o salesiano Pe. Ladislau Klinicki, 104 anos, receberá a honraria na categoria Serviço Sacerdotal.
A medalha foi instituída pela Arquidiocese em 2015 como parte das comemorações dos 270 anos da criação da Diocese de São Paulo e traz, numa face, a efígie dedo patrono e na outra, a vista frontal da Catedral Metropolitana de São Paulo.
Junto à categoria Serviço Sacerdotal, serão contempladas as categorias Testemunho Laical, Ação Caritativa e Promoção Humana, Ação Missionária, Inovação na Metodologia Pastoral, Educação Cristã, Defesa e Promoção da Vida e da Dignidade Humana, Cultura, Comunicação Social e Serviço Social, além de menções honrosas.
Pe. Ladislau nasceu na Polônia em 1914. Em 1939 partiu para Roma para estudar teologia e durante a 2ª Guerra Mundial foi preso pelo exército alemão, junto a toda a comunidade salesiana. Escapou diversas vezes da morte e foi ordenado em Varsóvia em 1943. Depois de alguns anos no Equador, transferiu-se para o Brasil em 1985, vivendo desde então na Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo, e residindo atualmente na Comunidade Santa Teresinha.
A entrega da Medalha São Paulo Apóstolo acontecerá no dia 29 de agosto às 20 horas no Auditório São Paulo Apóstolo, das Paulinas, localizado à Rua Dona Inácia Uchoa, 62, na Vila Mariana.
Anderson Bueno – Delegado para a Comunicação Social / Foto: PASCOM Santa Teresinha