As visitas técnicas são excelentes motivações para ampliar o conhecimento, visualizá-lo na prática e ainda trocar experiências e ideias. Por essa razão os educadores do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo do Instituto Dom Bosco, unidades Bom Retiro e Vila Paulistana, estão sempre buscando incluir em suas grades meios para um melhor aprendizado.
No dia 20 de março, os educandos do curso de Administração com Ênfase em Marketing e Empreendimentos, unidade Bom Retiro, participaram de uma visita e palestra no Centro de Controle Operacional do Metrô CCO, localizado no bairro Vergueiro. O objetivo era ampliar a visão dos educandos apresentando estratégias comerciais realizadas pela empresa de transportes existente há 50 anos, que junto a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM, proporciona hoje o fluxo de 7,8 milhões de pessoas pela Região Metropolitana da capital paulista.*
Logo no início da visita, os palestrantes: Matheus Ferreira e Gislaine Ferreira, contaram a história do Metrô e demonstraram uma breve apresentação Institucional, com direito a curiosidades e particularidades da empresa. “Em todo momento os alunos interagiam com os palestrantes, fazendo perguntas e tirando dúvidas, isso tornou esse momento muito rico e dinâmico.”, declarou Pâmela Fernanda, educadora responsável pela turma. Os educandos conheceram ainda a sala do Centro de Controle Operacional CCS, onde encontram-se os painéis de controle de ir e vir dos trens. O momento que mais chamou a atenção da turma foi quando os palestrantes abordaram a Indústria 4.0, mostrando como através da tecnologia trabalham em imprevistos e situações fundamentais para o bom funcionamento. No que diz respeito as ações estratégicas, os palestrantes destacaram o foco na boa prestação de serviço. Ao fim da visita, os educandos receberam um delicado Mapa das linhas do Metrô, totalmente ilustrados.
“Foi um dia muito produtivo, pois proporcionar uma visita aos nossos educandos onde eles podem adquirir mais conhecimento, conhecer as histórias e estratégias de marketing de uma empresa como o metrô, foi surreal. Praticamente todos nós utilizamos esse serviço do metrô e ver de perto esse mundo sobre os trilhos agrega muito em nossas vidas. Palavra do dia foi conscientização, referente alguns procedimentos que a empresa adota. Nessa visita percebemos ainda o quanto é cativante o cuidado que a equipe tem com os usuários.”, finalizou Pâmela.
Fabiana Santello com informações do Portal do Governo