Dom Bosco tinha uma compreensão ampla de comunicação. A carta que ele escreveu a respeito da difusão de bons livros é uma espécie de carta magna: exprime seu coração apostólico, sua fé e sua visão de empreendedor.
Dom Bosco considerava a comunicação como um campo prioritário da missão : “A difusão de bons livros é uma das finalidades da nossa Congregação… Por isso, peço-lhes e esconjuro a não descuidar dessa parte importantíssima da nossa missão”. É significativo também o fato de que na primeira audiência com o papa Pio IX, conforme nos é referida pelo clérigo Rua que o acompanhava, à pergunta do para “em que o Senhor se ocupa?”, Dom Bosco respondia com estas palavras: “Santidade, ocupo-me na educação da juventude e nas Leituras Católicas” (MB V).
Além da imprensa e da “difusão de bons livros”, Dom Bosco usava todos os instrumentos e linguagens de comunicação disponíveis no seu tempo para a educação: o teatro, as academias, a música…
Dom Bosco utilizava uma vasta gama de estratégias para atingir os jovens, alguns dos quais não tinham nenhuma instrução e às vezes eram também analfabetos. Sabia contar histórias, fazer apreciar os sacramentos: esses dons o tornaram um comunicador eficaz. Mas sabia também recorrer aos jogos, às “boas-noites”, à narração vivaz de sonhos, de histórias, e à liturgia…
Dom Bosco compreendeu a força da informação para a animação da sua família espiritual e para a mobilização da sociedade em favor da sua missão. A criação do Boletim Salesiano respondia exatamente a essas finalidades. Hoje, as possibilidades de oferecer informações e criar comunhão, seguindo os passos de Dom Bosco, são enormes.
Sua visão era orientada para a educação e para a evangelização da juventude e das classes populares. Ele pensou, então, na comunicação como um verdadeiro sistema que envolvia a todos: “As nossas publicações tendem a formar um sistema ordenado que, em vasta escala, abraça todas as classes que formam a sociedade humana” . De fato, a palavra “sistema” é cara a Dom Bosco, que a utiliza particularmente para indicar o conjunto e a articulação dos elementos que caracterizam seu estilo de educação: o Sistema Preventivo.
Sistema Salesiano de Comunicação Social