A ADMA (Associação de Maria Auxiliadora) realizou no dia 5 de agosto na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itaquera, capital, seu último retiro em comemoração aos 150 anos da consagração da Basílica de Maria Auxiliadora, que está localizada em Turim e é um símbolo de fé para toda a Família Salesiana. Participaram membros da ADMA das presenças salesianas de Itaquera, Jardim Nordeste, Santa Teresinha, Guarujá, Lapa e Liceu Coração de Jesus.
O retiro teve início com o café da manhã e a acolhida do Pe. Rosalvino Morán Viñayo em nome da presença salesiana de Itaquera. Após a oração inicial, os cerca de 50 participantes assistiram a palestra do Pe. Ademar Pereira com o tema “Maria, mãe da Igreja”.
Ainda antes do almoço foi celebrada a Eucaristia e, no período vespertino, o Pe. Alexandro Santana, pároco da paróquia anfitriã, palestrou sobre “Auxiliadora, a Virgem de Dom Bosco”. Logo após houve a adoração ao Santíssimo Sacramento e o encerramento das atividades.
Esse foi o terceiro e último retiro realizado pela ADMA utilizando as comemorações da basílica “mãe” da Família Salesiana para aprofundar e propagar a veneração a Maria. Os outros dois aconteceram em 19 de maio na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas, e em 17 de junho no Instituto do Coração Eucarístico, em Pindamonhangaba.
A Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora
A Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora está localizada em Turim, Itália, cidade que recebeu anteriormente também o primeiro oratório salesiano, em Valdocco. A basílica foi erguida com o esforço de Dom Bosco após uma aparição de Nossa Senhora a ele, em sonho.
Os trabalhos de construção começaram em 1863, sendo concluída e consagrada a Maria Auxiliadora em 9 de junho de 1868. Hoje é o coração da Família Salesiana e recebe milhares de peregrinos. Nela estão os restos mortais de São João Bosco, Santa Maria Domingas Mazzarello, São Domingos Sávio, entre outros.
Anderson Bueno com informações de Valderez Gonsalez e Gaudium Press – Fotos: ADMA