Os alunos das turmas A e B do 6º ano do Colégio São Joaquim, de Lorena, simularam na sexta-feira, 6 de outubro, um Tribunal do Júri. A atividade foi desenvolvida na aula de Redação da professora Gessana Boaventura e teve como intuito despertar nos alunos o senso de justiça e de vivenciar a experiência de um tribunal.
A simulação aconteceu no Salão do Júri do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e contou com toda a equipe de um júri popular de verdade, ou seja, advogado de defesa, promotor, juiz, oficial de justiça, ré, acusado. O tribunal é realizado após a leitura de um livro escolhido pela professora, que este ano será o livro “A mulher que matou os peixes”, de Clarice Lispector.
Segundo a professora, Gessana Boaventura, a proposta da atividade foi mostrar aos alunos como um júri popular funciona e deixá-los mais inteirados sobre as leis do nosso país. “O projeto é uma maneira diferente de mostrar aos alunos como funciona a justiça no Brasil e tudo que engloba o Direito, os alunos adoram, eles vêm vestidos de acordo com o papel que vai desempenhar, além de se apresentarem em um ambiente bem próximo de um Tribunal”, ressalta a professora.
Para prepará-los da melhor maneira advogados e alunos de Direito do UNISAL conversaram com os alunos e esclareceram todas às duvidas da área penal, de júri e curiosidades.
Mariana Sagossi – Comunicação e Marketing Colégio São Joaquim