Alunos do UNISAL desenvolvem estação meteorológica que será enviada à África

Os dados meteorológicos serão utilizados para revitalizar o solo árido de Madagascar, tornando-o fértil para que a comunidade possa produzir alimentos

Cinco alunos do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, unidade Americana, Campus Dom Bosco, desenvolveram um projeto com a produção de uma Estação Meteorológica Automática (EMA), que está prevista para ser enviada para a Cidade da Fraternidade em 15 de fevereiro de 2020, na África.

Estação Meteorológica Automática dos alunos do UNISAL

Com o tema “Estação Meteorológica Automática para Captação e Transmissão de Parâmetros Climáticos: Um Projeto Extensionista Internacional em Madagascar”, a EMA será instalada na Cidade da Fraternidade, na província de Toliara, localizada ao sul da ilha de Madagascar, no continente africano. Todo o processo faz parte de uma parceria com a ONG Fraternidade sem Fronteiras.

Esta estação será capaz de ler os seguintes parâmetros meteorológicos: temperatura do ar, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade do vento, precipitação, sensação térmica, índice de calor e temperatura do ponto de orvalho. Além disso, fornecerá os dados via Internet, através do site “ThingSpeak”, ou através do aplicativo para “smartphone” que também foi desenvolvido pelos alunos.

Da esquerda para direita: Vinicius Muniz de Souza, Marcelo Martins Vieira (professor), Andres Kuajara Ferraz de Camargo, Guilherme Turina Teodoro, Caique Santos Lima, Raony Uzae Rosso

Os alunos Andres Kuajara Ferraz de Camargo, Caique Santos Lima, Guilherme Turina Teodoro, Raony Uzae Rosso do curso de Engenharia Elétrica e o Vinícius Muniz de Souza, aluno do curso de Engenharia de Automação e Controles são bolsistas do BIT-Sal, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica do UNISAL, e desenvolvem o projeto com suporte do professor orientador Marcelo Martins, docente dos cursos de Engenharia do UNISAL.

O grupo estabeleceu uma parceria com a ONG Fraternidade sem Fronteiras e, a partir da necessidade da comunidade em Madagascar, o principal papel dos alunos passou a ser o desenvolvimento da EMA, para que fosse capaz de captar, armazenar e transmitir de forma autônoma, dados meteorológicos que serão utilizados no Projeto de Agrofloresta, que visa revitalizar o solo árido de Ambovombe, tornando-o fértil para que a comunidade possa produzir alimentos.

De acordo com os alunos, a sensação de superação está muito presente neste projeto, que foi permeado de grandes fatores de complexidade. Entretanto, a sensação de avançar e resolver as dificuldades, é de grande conquista.
O projeto de pesquisa foi aprovado para participação no Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) em novembro de 2019. Os alunos terão a oportunidade de apresentar o trabalho em um evento de grande visibilidade para a carreira acadêmica.

Instalação da segunda EMA no CMA

Os alunos receberam a proposta do diretor do UNISAL, unidade Americana, para desenvolver, em 2020, uma segunda estação meteorológica e instalá-la no Campus Maria Auxiliadora, disponibilizando os dados captados para os alunos e a população de Americana.

Possível ida a Madagascar
Para colocar a EMA em funcionamento em Madagascar, os alunos pretendem arrecadar fundos para custear a ida de pelo menos dois integrantes da equipe e, também, fazer uma avaliação das necessidades da comunidade local, que eventualmente possam ser transformadas em futuros projetos para a equipe do EMA, ou demais alunos e projetos do UNISAL.

Aferição da EMA no Cepagri/Unicamp
A EMA dos alunos do UNISAL está sendo aferida e calibrada pela estação meteorológica do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Universidade Estadual de Campinas (CEPAGRI/UNICAMP), onde passa por uma comparação mais confiável dos dados monitorados.

Contato
Quer saber mais sobre a Estação Meteorológica Automática dos alunos do UNISAL? A equipe está disponível para mais informações no e-mail: [email protected].

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: