A piscina do Oratório Salesiano São Luiz foi reinaugurada na manhã do domingo, 11 de dezembro. O evento contou com a presença de alunos, ex-alunos, educadores, colaboradores e amigos da obra.
Além da reinauguração, a criançada brincou e aproveitou dos novos brinquedos. o Pe. Tetuo Koga, diretor da presença salesiana em Araras, relembrou na celebração de benção da piscina “quantos bons cristãos e honestos cidadãos banharam-se nessas águas e marcaram a história desse santuário e dessa cidade”.
“Muitos colaboradores presentes eram oratorianos e se comoveram ao retornar e ver a piscina na ativa, foi um momento muito bonito”, afirmou a educadora Jane Elisa de Lima, bem como seu José Fransini, um dos colaboradores presente que disse emocionado: “Pois com essa reinauguração, o passado se faz presente, porque foi aqui nesses espaços, nessa piscina que conheci meus melhores amigos”.
Cerca de duzentas pessoas participaram do evento, entre elas antigos doadores, colaboradores e até mesmo o seu Alcyr Matthiensen, que anos atrás projetou por meio da arte em azulejos a alegria das crianças na piscina do oratório.
Mais de duzentas pessoas do santuário assumiram um carnê parcelando os gastos da reforma da piscina que servirá, sobretudo para atender as crianças do Oratório Dom Bosco, na Zona Leste da Cidade, movimento que demonstrou o carinho que a população de Araras tem pelo oratório que marcou a vida de muita gente nesses cento e vinte anos de presença salesiana .
Seu Luiz Turatti, com o coração agradecido a casa salesiana, ressaltou: “A reforma da piscina ‘Irmão João Trombeta’, a qual serviu entre os anos de 1980 e 1990 para entreter e encaminhar bem na fé meus filhos, hoje toma novo sentido, reinicia uma nova fase, que servirá para crianças que serão o futuro de Araras”.
Texto: Kleber Oliveira, sdb / Fotos: Jeferson Silva e Marcelo Costa