Os Salesianos de Pindamonhangaba celebraram a festa de Nossa Senhora Auxiliadora com toda a comunidade do Instituto do Sagrado Coração Eucarístico. E tal é a alegria e a devoção por Nossa Senhora que sua festa não coube em um dia só. Após uma novena intensa, com celebrantes repletos de uma profunda devoção a Maria, cheia de belos testemunhos e celebrações, chegou-se o dia da tão esperada festa.
No domingo, dia 22, com a quadra dos Salesianos completamente abarrotada, encerrou-se a novena e a quermesse. Presidida pelo Padre Marcos Sérgio da Silva, a Santa Missa das 19 horas foi um momento profundo de espiritualidade mariana. As crianças da catequese emocionaram a todos com a encenação da coroação, refletindo também sobre toda a vida de Nossa Senhora.
E no dia litúrgico, 24 de Maio, celebrou-se com muita fé e devoção a Solenidade de Maria Auxiliadora, também com a quadra repleta de grande número de fiéis. Todos tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho belíssimo do ex-pastor e agora missionário católico Sidinehwoster Veiga, convertido pela intercessão de Nossa Senhora.
Também no dia 24 as turmas do PROVIM (Projeto Vida Melhor) e do Centro Juvenil tiveram um belíssimo momento para homenagear nossa querida Mãe.
Conduzida pelos aspirantes salesianos, a celebração contou com a presença do Padre Marcos Sérgio que conduziu uma reflexão sobre a presença de Maria nas coisas do dia a dia. Também se realizou uma dinâmica mostrando o modo como Nossa Senhora se faz próxima, sentindo-a mesmo quando não a vemos.
Para Dom Bosco, era de suma importância a devoção à Maria, e por isso o mês de Maio era por ele cuidado com muito carinho, como meio de incentivar os jovens a amarem Nossa Senhora. Até hoje, as casas salesianas tem uma atenção especial, por meio de diversas atividades, para que o mês mariano seja realmente notável.
Rezemos para que os jovens atendidos, não só em Pindamonhangaba, mas em todas as obras onde o carisma de Dom Bosco vive, sejam realmente acolhidos pelo amor maternal de Maria, a educadora do Salvador e Mãe e Mestra de nosso pai fundador.
Que bonito foi ver a comunidade unida em torno da Mãe. Rezemos para que o espírito dessa festa permaneça aceso no coração de todos que ajudaram e participaram. A uma só voz, Pindamonhangaba se alegrou, rezou, se emocionou e clamou, confiante: Auxiliadora, rogai por nós!
Matheus Lima