A Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora vivenciou um momento histórico entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2016, com seu 29º Capítulo Inspetorial, realizado no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo-SP.
Quatro grandes temas foram tratados e tiveram seus documentos refletidos, reanalisados, votados e aprovados no CI 29: o Diretório Inspetorial, um manual de normas e procedimentos para os salesianos da Inspetoria; o Projeto Educativo-Pastoral Salesiano Inspetorial (PEPSI), que apresenta uma análise de cenário e uma série de propostas de perspectiva pastoral para as diversas frentes e ambientes de atuação da Inspetoria; a aplicação das diretrizes do Capítulo Geral 27 (CG 27), realizado em abril de 2014; e o redimensionamento inspetorial, que está sendo implantando com a reorganização de estruturas físicas, atividades e serviços prestados nas presenças salesianas.
Inspirado pelo tempo quaresmal, pela encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco, pela Campanha da Fraternidade 2016 que tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, pela proximidade do Congresso Eucarístico Nacional, pela XXXI Jornada Mundial da Juventude, pelo Ano Santo da Misericórdia, pela Visita Canônica Extraordinária que a Inspetoria receberá no segundo semestre, pelo recém encerrado Ano da Vida Consagrada e pela expectativa do pronunciamento final do Papa Francisco sobre Sínodo da Família, CI 29 foi aberto na noite domingo, 14, com a celebração. Na mesma noite o inspetor, P. Edson Donizetti Castilho, apresentou seu relatório sobre as frentes e as dimensões inspetoriais e houve a eleição dos moderadores, escrutinadores e secretários para o Capítulo.
Durante a celebração de abertura, P. Edson motivou os participantes e falou da necessidade de colocar a missão pastoral acima de estratégias corporativas de gestão, ainda que elas sejam importantes. “Quando as coisas se fizerem difíceis e quando essa perspectiva de eficientismo muitas vezes não viabilizarem, ainda assim nós não vamos desanimar, nós não vamos titubear. Ainda assim nós vamos acreditar, ainda assim mesmo com o escuro que se estabelece nós não perderemos a esperança, porque sabemos que nossa raiz mais profunda está no próprio Cristo Jesus, absoluto da nossa vida, razão da nossa missão”.
A segunda-feira foi de oração e trabalhos intensos iniciados ao raiar do sol com a celebração eucarística presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal e arcebispo da Arquidiocese de São Paulo. O cardeal parabenizou os salesianos e ressaltou a importância trabalho salesiano com a juventude, com as crianças e a educação, além de lembrar que como Igreja, vivemos em missão permanente. “O Papa está nos convidando a sermos constantemente uma Igreja missionária, uma Igreja em saída, que veja o irmão e não se esqueça nunca dessa sua condição, não podemos nunca imaginar uma Igreja que já está vencida, que é só manter aquilo que já realizou e não há mais o que abarcar no horizonte, nas fronteiras missionárias”, afirmou.
Em grupos, os participantes estudaram primeiramente o Diretório Inspetorial e apresentaram em plenário suas sugestões de alterações no documento. À tarde, a mesma metodologia foi utilizada para a aplicação do Capítulo Geral 27 e à noite, após a oração das Vésperas (Liturgia das Horas) e do jantar, foi realizada a votação sondagem sobre o Diretório Inspetorial e o estudo em grupo sobre o redimensionamento inspetorial, sendo o dia finalizado com a oração das Completas (Liturgia das Horas) e o Boa Noite do padre inspetor.
A celebração eucarística da terça-feira, 16, foi presidida pelo P. Rubens Pedro Cabral, Oblato de Maria Imaculada e presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil – regional São Paulo. O trabalho do dia contou com a votação sondagem sobre o CG 27, os apontamentos em plenário acerca do estudo sobre o redimensionamento inspetorial realizado na noite anterior e a apresentação dos textos já analisados para votação definitiva. À tarde foi reservada para a análise e apresentação plenária sobre o PEPSI e à noite, após o jantar e a oração das Vésperas, aconteceu a votação sondagem sobre o PEPSI, a votação definitiva sobre o Diretório Inspetorial e a aplicação do CG 27 e entrega dos materiais para votação definitiva do PEPSI.
Na quarta-feira foram realizadas as últimas votações e o Capítulo Geral 29, foi finalizado com a celebração eucarística presidida pelo inspetor, P. Edson Donizetti Castilho, seguida de coquetel e almoço de conclusão.
O CI 29 reuniu 59 participantes, entre eles 24 delegado de direito, 12 delegados eleitos pelas comunidades salesianas, seis delegados indicados pelos salesianos da Inspetoria, 11 leigos convidados, membros gestores das presenças salesianas da Inspetoria e quatro formandos salesianos na equipe de apoio.
Texto: Anderson Bueno / Fotos: Anderson Bueno e Equipe de Apoio do CI 29