O salesiano tem por missão estar com os jovens: no pátio, na escola, no oratório, na igreja, nos pátios digitais… Também no ‘smartphone’. O fenômeno das ‘app’ salesianas está em constante crescimento. E representa um importante canal de transmissão do carisma salesiano entre os jovens. Um estudo realizado por Mauricio Ponce, de El Salvador, colaborador gráfico do Boletim Salesiano, da Inspetoria Centro-América, começou a abordar esse tema, chegando a dados muitonteressantes.
De 2013 a hoje em todo o mundo foram lançadas e tornadas disponíveis – nas principais plataformas digitais (iOS, Android) – cerca de 80 ‘app’ salesianas, com um “boom” em 2015, quando foram lançadas 45.
O Brasil e a Itália são os países que desenvolveram maior número. No que diz respeito ao número de downloads, as pontas de excelência foram atingidas pela Editora Edebê e pela Rádio Dom Bosco do Brasil e pela Universidade Dom Bosco de El Salvador, com mais de 10 mil ‘downloads’ na plataforma Android.
Grande parte desses ‘apps’ nasceram dentro de Obras da Congregação Salesiana (80%); só 20% nos demais Grupos da Família Salesiana. Do ponto de vista linguístico, os idiomas mais usados são, por ordem, o espanhol, o inglês, o português e o italiano.
No que respeita à origem e finalidade das ‘app’, quase 60% provêm de escolas e institutos educativos. Mas há para todos os gostos: ‘app’ relativas a eventos únicos (como a do “SYM DON BOSCO 2015”, para o encontro dos jovens em Turim por ocasião do Bicentenário); ‘app’ inerentes a campanhas, como “Pasaporte 0%” na Espanha e “Una Stella” na Itália (sobre o consumo de álcool e sobre as migrações, respectivamente); outras se referem a livros e revistas; quatro, a rádios salesianas; quatro constituem-se na versão para os dispositivos móveis do Boletim Salesiano – edições do Brasil, da ‘Centro-América’, da Itália e da China. Duas delas por fim representam um autêntico jogo.