Seguindo a orientação do Papa Francisco para a boa vivência do Ano Jubilar da Misericórdia, a Obra Social São João Bosco, de Campinas, têm trabalhado o tema com as crianças e adolescentes de maneira didática e criativa para que assimilem, facilmente, as situações do dia a dia em que podem (e devem) ser misericordiosos uns com os outros.
Um exemplo foi o “Boa Tarde Especial” do CEI Dombosquinho (Centro) preparado pelas professoras e monitoras na última sexta-feira, dia 22 de julho.
Com a participação do Diretor Presidente, Padre Glauco Landim, o momento aconteceu em três ambientes diferentes. No primeiro, as crianças sentaram nos colchões em círculo e observaram uma toalha em formato de coração com várias figuras com Obras de Misericórdia apresentadas pela Orientadora Pedagógica, Marina da Silva. No segundo ambiente, assistiram a dois ‘teatrianhos’ (encenados pelas monitoras) que contavam sobre a importância da doação de brinquedos e de dar bons conselhos. O terceiro e último ambiente foi preparado no salão onde as crianças puderam ver um painel de corações de papel com fotos deles mesmos nas atividades do CEI. No final, assistiram a um vídeo com uma música em forma de oração.
Assim, o Amor Misericordioso de Jesus, tão grande e, muitas vezes, incompreendido, foi traduzido para o universo infantil… E, ao contrário de muitos adultos, os pequenos, sendo puros de coração, entendem, sem dificuldades, a vontade de Deus!
“Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino dos Céus!” (Mt 19,14)
Texto: Gabriela Haeitmann / Fotos: Bruna Gomes