O Centro Juvenil Dom Bosco, no bairro da Lapa, realizou a Primeira Semana do Empreendedorismo – Projeto Crescendo e Empreendendo, com os jovens e adultos do serviço – por meio do seu Centro de Formação Profissional (CEDESP).
O desenvolvimento da atividade foi ministrado pelo Sebrae, com sua equipe da Zona Oeste da capital paulista.
No primeiro dia, os jovens e adultos refletiram sobre suas atitudes empreendedoras e pessoas que realizam esse trabalho de empreender em seu entorno. Discutiram sobre como essas pessoas utilizam a criatividade e inovação em seu negócio, partindo do que viam e conheciam da empresa, por meio do marketing apresentado aos clientes.
No segundo dia, praticaram ações para aprender a empreender, por meio das novas revoluções tecnológicas (4º Revolução Industrial) e quais desafios e soluções poderiam ser propostos para algumas problemáticas sociais, como a fome e o acesso à cultura. Após esse momento, os educandos apresentaram esse trabalho em formato Pitch (ferramenta de apresentação rápida, que promove o desenvolvimento de oratória/fala com as palavras certas), apresentando suas ideias para um possível financiador do projeto que planejaram.
No último dia de atividades, os usuários retomaram a empresa que criaram e formaram suas redes de contatos, com fornecedores necessários para a execução do que a empresa oferece. Depois, preparam as redes sociais da sua empresa, para contatar e alcançar clientes em potencial.
Por fim, os sonhos foram abordados, por meio da importância de um projeto de vida com objetivos em pequeno, médio e longo prazo, para manter o foco e colher bons frutos.
Texto e Fotos: Centro Juvenil Dom Bosco