No dia 18 de maio, educadores, crianças, adolescentes e jovens do Vem-Crê-Ser/CCA Dom Bosco e do Centro Profissionalizante/CEDESP, vinculados ao Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco do Alto da Lapa, em São Paulo, voltaram a atenção para o tema do Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Representantes dos dois projetos uniram forças para manifestar o direito de proteção, com a realização de uma caminhada nas ruas do bairro da Lapa. Durante o manifesto eles anunciaram o repúdio à violência e reforçaram a necessidade de denunciar atos que infrinjam os direitos da juventude. Em uma só voz os participantes anunciaram: “Contra a exploração sexual disque 100! Crianças e adolescentes precisam de proteção!”.
Segundo gestores do Centro Juvenil, mais importante do que serem vistos pelas pessoas nas ruas, foi a compreensão que as crianças, adolescentes e jovens assimilaram ao longo da semana. “Eles perceberam que o nosso espaço não é apenas um local para brincar, fazer cursos e participar de atividades socioeducativas, mas, além disso, o Centro Juvenil busca e luta pela garantia de seus direitos”, enfatizou Edina Cristina, assistente técnica CCA Dom Bosco.
Vanusa Santos – Paradigma Assessoria de Comunicação