Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Dom Bosco Americana participou do evento internacional mais importante no que diz respeito às relações internacionais, voltado a alunos do Ensino Médio e também a estudantes universitários, realizado de 2 e 6 de setembro na FACAMP, em Campinas.
A Wimun é o modelo oficial da World Federation of the United Nations Associations (WFUNA), evento organizado por ex-funcionários das Nações Unidas e que tem edições apenas nos Estados Unidos, Índia, Peru e Coreia .
Neste evento, durante cinco dias, os alunos participam de treinamentos, comitês e conselhos de discussão em inglês, nos moldes dos que acontecem na ONU. Vivenciando uma imersão na língua inglesa e em alguns dos debates mais relevantes para o mundo atual.
Neste ano, o tema de fundo dos debates foi Direitos Humanos, e, por isso, subtemas como racismo, questões de gênero, sustentabilidade, uso de armas nucleares, questões humanitárias em locais destruídos por guerras civis, etc., estão em pauta.
O aluno Felipe Watanabe Fagionato e a aluna Maria Fernanda Marmilli de Alvarenga Campos Franzin, ambos do terceiro ano do ensino médio, participaram ativamente dos comitês: “Strengthening of the coordination of emergency humanitarian assistance of the United Nations” e “Humanitarian consequences of nuclear weapons” respectivamente. O objetivo da Wimun é aprender e tornar-se apto a debater e elaborar propostas nos moldes oficiais da ONU, promovendo a colaboração e buscando o consenso.
Existem alguns outros eventos semelhantes a esse no Brasil organizado por outras instituições, mas o único efetivamente oficial no padrão ONU é a Wimun.
Lucas Souza – Comunicação e Marketing – Colégio Salesiano Dom Bosco