A escola pode ser considerada um espaço especial de transformação. O conhecimento da equipe pedagógica, um bom material didático, uma biblioteca que ofereça acesso a material de qualidade para pesquisas, uma infraestrutura bem desenvolvida, enfim, são vários os aspectos que vão criar um ambiente diferenciado para uma educação transformadora.
A tecnologia vem assumindo um papel de destaque em todo esse processo e a cultura maker, no ambiente escolar, reforça o poder transformador que a escola pode alcançar. Este ano, o Colégio Salesiano Sorocaba se juntou à Brasken e a empresa 3D Criar de São Paulo e iniciou um projeto inovador na área de tecnologia. Ao assumir posições de vanguarda como essa, o ensino caminha lado a lado com as premissas do mundo atual e atualiza-se para lidar com as novas gerações.
Os novos espaços criados no ano passado, receberam, neste ano, três novas impressoras 3D que favorecem a cultura “faça você mesmo” e surge como grande aliado ao aprendizado, visto que faz da escola um amplo espaço para experimentação e prática do conhecimento.
Além de tornar a escola um ambiente colaborativo de aprendizagem, a máxima do “do it your self” possibilita mais interação entre os estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem, algo inerente à proposta das chamadas metodologias ativas de ensino.
A sala de aula não é mais um espaço de “reprodução do conhecimento”. Hoje, a informação está nas palmas das mãos, com uma rápida pesquisa no Google.
Nessa perspectiva, o ambiente escolar deve valorizar a prática, o pensamento crítico e o desenvolvimento de atividades que estejam em consonância com a atualidade, aproximando o estudante do mundo real.
Texto e Fotos: Colégio Salesiano São José