Um verdadeiro encontro de “malucos” por cálculos. Em comemoração ao Dia da Matemática, o curso de Matemática do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena, realizou em 6 de maio, duas palestras sobre o tema.
Antonio Sérgio Cobianchi, da USP, falou sobre a “Matemática no Brasil: um panorama de progressos e problemas.” Cobianchi é ex-aluno do UNISAL, formou-se na primeira turma do curso na década de 70. Além disso, é membro-fundador da Sociedade Brasileira de História da Matemática e do Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Epistemologia em Educação Matemática.
Segundo a coordenadora do Curso, Drª. Emiliana Amorim, a maioria dos 65 alunos quer ser professor. “É um desafio e tanto para esses novos docentes; por isso é a importante realizar eventos que estimulem o raciocínio lógico-matemático entre os alunos”, afirma Emiliana.
Ronaldo Nogueira Rodrigues, também docente do curso, falou sobre a “Atual situação do Ensino da Matemática”. “Os professores são unânimes em dizer que é preciso aumentar a participação das crianças na produção do conhecimento, pois elas não suportam mais regras e técnicas que não fazem sentido”, diz Ronaldo.
Em outubro, o Curso vai realizar a tradicional Olimpíada de Matemática, com o objetivo de aproximar os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do UNISAL.
Comunicação e Marketing – UNISAL