O dia de Corpus Christi é bem intenso na Paróquia Sagrada Família em São José dos Campos. Já pela manhã, cerca de 450 pessoas de todas as idades se concentram no pátio ao lado do templo, recebem a bênção sacerdotal, obtêm as primeiras orientações e iniciam a confecção de tapetes ornamentados; que são feitos de serragem, sal grosso, cal, casca de ovo, pó de café que se transformam nas mais diferentes cores. É um verdadeiro trabalho em equipe! O tema central dos desenhos nos tapetes é a Eucaristia – motivo maior desta festa litúrgica – mas também é possível encontrar outros como Maria Auxiliadora, velas, anjos, templos, flores, terços,santos como Dom Bosco e Domingos Sávio.
A procissão começa ao entardecer. Aliás, este é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas, tornando-a a mais importante delas. Cerca de 3000 pessoas participaram deste momento de manifestação pública de nossa fé e também da Santa Missa. Durante o trajeto, três ministérios de música entoavam cantos de Adoração em pontos distintos, nos arredores do templo. Ao seu final, houve bênção do Santíssimo.
A Santa Missa foi presidida por Pe. Silvio César e concelebrada pelos salesianos Pe. Ivan Tomasetto e Pe. João Carlos da Inspetoria São João Bosco (Belo Horizonte MG) e também Pe. Éder Pires da Comunidade Canção Nova, também da Família Salesiana; além dos diáconos Álvaro Vantine e João Queiroz .
Durante sua homilia, Pe. Silvio destacou “ …este é um dia que sempre me marcou, nestes tempos convosco nesta Paróquia. Porque desde a manhã, nós vamos percebendo as delicadezas de Deus, em muitos sinais. A começar pela confecção dos tapetes quando famílias inteiras o fazem não por obrigação, mas sim por gratidão. E é bonito perceber que muitos renunciam suas viagens, seus passeios, um feriado tão esperado, para juntos vivermos a essência da nossa fé”.
Texto: Andréa Soares/ PASCOM Sagrada Família
Fotos: Beto Freitas e Sergio Fujiki/ PASCOM Sagrada Família